O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), professor Paulo Lima, finalmente resolveu o problema da eleição para a escolha dos cinco conselheiros tutelares de Nova Guataporanga, que há meses aguardam uma decisão da comissão eleitoral.
A marcação da eleição estava sob a responsabilidade da presidente da comissão eleitoral, Tatiana Maymoni. Mas, já que nada estava sendo resolvido, Paulo Lima contou à reportagem que decidiu tomar frente e procurar o promotor de Justiça de Tupi Paulista, onde recebeu orientações e marcou a eleição para o dia 6 de janeiro de 2013, das 8h às 16h, de acordo com o artigo 1º da resolução nº 06, de 8 de dezembro.
O edital 001/2012, publicado no dia 25 de agosto, estabelece que a posse dos conselheiros eleitos seja no dia 1º de fevereiro de 2013, conforme prevê a lei 12.696/2012, aprovada pelo Congresso Nacional e que já está em vigor desde 1º de junho deste ano.
“A presidente da comissão eleitoral, Tatiana Maymoni, orientada, anulou o edital 001/2012 que estabelece as regras das inscrições para conselheiros. Consequentemente isso atrasou o andamento do processo eleitoral, prejudicando assim o cumprimento das normas estabelecidas pela Legislação e até pelo próprio edital”, explicou Paulo Lima.
Ao todo são vinte e oito candidatos que irão disputar à eleição. A ‘corrida eleitoral’ já começou antes da marcação da eleição. A campanha para conseguir votos segue até janeiro.