Promessa cumprida
Ontem, como havia assegurado, José Antonio Pedretti (PR) deu a conhecer os componentes de seu secretariado. A listagem não causou o impacto esperado, pois os escolhidos já eram de conhecimento. A exemplo de Luiz Felipe Scolari, ex-treinador de seu time de coração, o prefeito eleito preferiu apostar na experiência. Por isso não surpreenderam as presenças de José Roberto Zarzur (Educação), Luiz Vivaldo Schmidt (Indústria, Comércio e Habitação), Aparecido Celestino (Obras e Assuntos Viários) e Francisco Rossi (Saúde).
Pelas beiradas
Talvez a grande novidade tenha sido a investidura de Antenor José de Oliveira Filho, na pasta de Agricultura e Meio Ambiente. Era tida como certa a nomeação da ex-vereadora Cida Kuroishi para a função. Funcionário aposentado da Cesp, Antenor fez parte da equipe de Júnior Stelato, só que em outro setor da municipalidade.
Jogo de cintura
O comerciante Bonfilho Antonio terá sob sua responsabilidade a presidência da Emdaep. Que se prepare para descascar muitos abacaxis, pois se trata de um cargo de extrema complexidade. Durante o tempo que esteve à frente da empresa municipal, na gestão que está no fim, Vanderlei Biazini exerceu a função com desenvoltura.
Rio-Niterói
Servidores municipais de grande parte do país procuram as lojas, avidamente. Estão em busca de sungas e maiôs, porque existe a expectativa justificada de que os prefeitos decretem ponto facultativo nas duas últimas segundas-feiras do ano (24 e 31). Para fazer face às despesas das “pontes”, estão reservando o que sobrou da segunda parcela do 13º.
Dito e feito
Nos finais de semana, dezenas de ônibus deixam a capital com destino a cidades do interior que abrigam presídios, transportando companheiras de detentos. Sabedora de que as mulheres não trazem somente guloseimas e acepipes, a PM montou esquema especial, a partir de sexta-feira. Pelo menos 10 delas foram detidas em comandos efetuados nas rodovias Comandante Ribeiro de Barros e Marechal Rondon. Dentro das sacolas foram encontradas porções de cocaína e de maconha.
Sinal vermelho
Por conta da onda de violência que deixou mais de 400 mortos nos últimos meses em São Paulo, os promotores das execuções criminais estão pedindo aos juízes que não concedam a saída temporária de Natal a 90% dos presos com “direito” ao benefício. Justificam o pedido, de forma genérica, alegando que o crime organizado, orquestrado de dentro das unidades prisionais, pode usar os detentos para oferecer risco à sociedade.
É dando que se recebe
Rui Falcão, presidente do PT, disse que os militantes da legenda devem se cotizar para ajudar os condenados no julgamento do “mensalão” a pagarem as multas impostas, “até porque os companheiros (condenados) não têm recursos para saldá-las, pois são totalmente desproporcionais aos crimes que lhe são imputados”. Falcão só não falou como será feito o ressarcimento das doações. Mesmo porque existem companheiros que cobram caro pela ajuda. Rosemary e os irmãos Vieira são exemplos acabados disso.
Mais uma chance
Os jogadores do São Paulo ganham, amanhã à noite, outra oportunidade para provar que não são “pipoqueiros”. Um simples triunfo sobre o modesto Tigre propicia a conquista inédita da copa Sul-Americana e o passaporte definitivo para a Libertadores de 2013. Às 8h30 (horário de Brasília), o Corinthians debuta no mundial de clubes contra o egípcio Al Ahly que eliminou o Sanfrecce Hiroshima.