O secretário municipal de Obras, Infraestrutura Urbana e Assuntos Viários de Dracena, João da Silva confirmou ontem (28), que nesta segunda-feira, dia 31, o radar utilizado no controle de velocidade dos veículos no perímetro urbano vai parar de operar.
O contrato com a empresa responsável pelo radar vence nesta data e segundo o secretário, não será renovado. O prefeito eleito, José Antonio Pedretti que toma posse na próxima terça-feira, dia 1º, já informou à reportagem que o funcionamento do radar vai depender de uma análise técnica de viabilidade pelo Conselho Municipal do Trânsito (Comutra), órgão já criado, mas que ainda não foi instalado na cidade.
Segundo o secretário, o radar funcionará até as 18h de segunda-feira. Silva apresentou um levantamento estatístico das autuações por excesso de velocidade dos veículos que foram detectadas pelo radar desde o começo de funcionamento do aparelho, em maio de 2010.
De maio a dezembro de 2010, conforme Silva, foram aplicadas 3.844 multas,
correspondendo a 480 multas/mês ou 16 autuações por dia; de maio a dezembro de 2011, foram 2.960 multas, equivalentes a 371 mudas/mês ou 12 por dia e no período de maio a dezembro deste ano, houve 920 multas/mês, que representam 115 multas ao mês ou 3,8 ao dia.
“Com essa queda nas autuações, chegamos à conclusão que houve conscientização dos motoristas que passaram a respeitar mais os limites de velocidade, atendendo os objetivos da implantação do radar, que foi educativo”, afirmou.
O secretário informou ainda que na auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em 2011, não houve nenhum apontamento de irregularidade do radar na cidade.