Ainda estamos na Primavera e mesmo assim, o calor intenso nas últimas semanas, faz com que a sensação seja de Verão. Com as altas temperaturas, chegando até a 40º C, os cuidados com a saúde, como a utilização de protetor solar, devem ser redobrados. Estudos apontam que a incidência de câncer de pele aumenta a cada ano devido ao alto índice de radiação ultravioleta.

A procura por produtos que possam proteger a pele deve ser grande até março, quando termina o Verão e começa o Outono. Nesse período, a exposição ao sol deve ser evitada das 11h às 17h.

Segundo informações do proprietário da Famais de Dracena, Eduardo Reis Alves, a procura pelo protetor solar aumentou em 50%. “O pessoal está mais consciente com os riscos que podem ocorrer com a saúde se nenhum método preventivo for usado”, diz Alves.

Eduardo salienta que hoje já existem no mercado vários tipos de protetores, entre eles, o labial, facial, corporal e específico para as crianças. “Os bebês tem a pele muito sensível, por isso o cuidado é indispensável na hora de sair de casa”.

As pessoas com a pele mais morena estão mais protegidas, podendo usar protetor solar de FPS 30 para baixo. Já aquelas com a pele clara devem ter proteção de FPS 50 para cima. Há também a opção manipulada, que segundo Eduardo, além de poder manipular o fator até FPS 100, pode ser acrescentado hidratante e outras substâncias que servem para proteger ainda mais.

TERMÔMETRO – Nas últimas semanas, as temperaturas alcançaram índices altos e os termômetros se aproximaram cada vez mais da casa dos 40 °C.

Ontem (12), por volta das 13h, em Dracena, a temperatura era de 34,2 °C, enquanto que às 17h, era de 37 °C, no centro da cidade.

Segundo informações do responsável pela estação meteorológica do campus experimental da Unesp de Dracena, Paulo Figueiredo, a temperatura mais alta registrada neste mês foi no último sábado (8), com 39,8 °C. A maior temperatura do ano ocorreu no dia 30 de outubro, quando os termômetros registraram 42,5 °C.

Sem registrar chuvas significativas neste mês – choveu apenas quatro milímetros – ainda são esperadas fortes pancadas de chuva nos próximos dias. “Por ser começo de mês é normal chover pouco, entretanto devido ao calor intenso, há previsão de chuva com maior intensidade até o final do mês”, diz Figueiredo.

A estimativa é que em dezembro chova 190 milímetros. O site Climatempo indica que poderá chover a partir de hoje (13) até o próximo domingo (16).