O governador Geraldo Alckmin anunciou ontem, 29, o início da operação Prevenção Máxima, que consiste na vistoria de locais que abrigam eventos com grande concentração de pessoas. “Todas as casas noturnas com mais de mil metros quadrados serão vistoriadas, e depois todas as demais”, afirmou Alckmin. A ação não se limita a casas noturnas ou boates, e será realizada em todos os locais de reunião pública, como teatros e clubes.
A medida é uma ação preventiva a casos como o de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em que mais de 234 pessoas morreram e pelo menos 120 ficaram feridas após incêndio numa casa noturna na madrugada de domingo, 27. A operação Prevenção Máxima vai envolver 300 equipes de bombeiros.
Alckmin lembrou que o Estado de São Paulo é rigoroso. “Temos a melhor legislação do país, a mais avançada e um grande rigor. Nos Bombeiros da capital, de cada dez pedidos de inspeção, sete são negados na primeira vistoria”, disse Alckmin. Ainda assim, o governador não descarta a possibilidade de revisão da lei caso haja necessidade.
O Corpo de Bombeiros pretende, ainda, alterar as regras existentes hoje no Estado para tornar mais rígido o item que define os materiais permitidos em revestimentos de paredes e tetos das casas noturnas, usados normalmente em sistemas de isolamento acústico. O objetivo é exigir dos responsáveis laudos que atestem que os produtos utilizados são resistentes ao fogo. Hoje essa garantia é sinalizada apenas com a assinatura de um engenheiro responsável.
TREINAMENTO – O governador visitou o Centro de Operações dos Bombeiros, na capital, e participou de uma aula do curso de prevenção de acidentes e catástrofes, que integra o pacote de medidas a serem tomadas visando a preparação para a Copa do Mundo de 2014. O curso é voltado ao socorro de vítimas de desastres ou acidentes, realizado em parceria do Corpo de Bombeiros com a Secretaria da Saúde.