Assunto da hora
Na edição de anteontem, este espaço alertou sobre a situação falimentar de algumas prefeituras da 10ª Região Administrativa a que se subordinam municípios da Nova Alta Paulista e da Alta Sorocabana. O assunto gerou preocupação de vários leitores, entre eles o empresário rural Antonio Ricardo Gomieri. Através de correio eletrônico, ele se manifestou: “E a lei de responsabilidade fiscal? Talvez não seria esse relaxamento, inclusive do próprio governo central, a origem do descaso na administração publica”?

Sem perdão
A respeito do tema, esta folha também gerou uma enquete em que pergunta qual a punição a ser aplicada aos prefeitos que deixaram suas cidades em situação caótica para seus sucessores. Até ontem, 80,85% dos entrevistados diziam que os executivos anteriores deveriam ser presos e obrigados a devolver o dinheiro. Para 15, 96%, eles deveriam perder os direitos políticos por 8 anos. Na contramão, 3,19% não estão nem aí com o problema de suas comunidades.

Passou da hora
De panfletos de conscientização do povo os bueiros estão entupidos, afirma um leitor desta coluna. Tendo em vista o fracasso das campanhas, o governo municipal garantiu que vai infligir multas aos donos de lotes, cobertos por matagais. Só que há necessidade de uma ofensiva eficaz, pois existe proprietário que só cumpre as obrigações quando mexem no seu bolso.

Pedir é preciso
O vereador dracenense Rodrigo Parra visitou o deputado estadual Ed Thomas, no começo da semana. Aproveitando o fato de já ter assessorado o parlamentar prudentino, Rodrigo solicitou verba para a compra de um aparelho de ultrassonografia para a Empresa Municipal de Saúde (EMS). O jovem edil que estava acompanhado do advogado Salvador Fontes Garcia, presidente da EMS, disse que o atua, é alugado e gera altos gastos.

Mecanismos de arrecadação
Uma das principais fontes de recursos das municipalidades é o IPTU. Mas nem sempre as administrações têm a sensibilidade de motivar seus contribuintes para que recolham a taxa em parcela única. Enquanto determinadas prefeituras acenam com descontos de 10% a 15%, a maioria delas emperra nos 5%. Sem levar em conta que, na maioria dos casos, os carnês são distribuídos com atraso.

Valeu a aposta
A prefeitura de Araçatuba se antecipou e, logo no começo deste mês, já remeteu os carnês. Convicta de que poderia constituir um bom caixa, ofereceu 10% de desconto para a quitação da parcela única. De acordo com o setor de arrecadação, a resposta dos contribuintes foi otimista. Um exemplo a ser imitado.

Família Scolari
Bem a seu estilo, Felipão convocou a seleção brasileira para os amistosos internacionais, preparatórios para a Copa das Confederações. Como se supunha, o treinador se mostrou conservador e “ressuscitou” atletas, casos do irregular goleiro Júlio César, do marqueteiro Ronaldinho Gaúcho e do contestado Luís Fabiano. Por outro lado, resgatou o volante Ernanes que cumpre excelente campanha com a Lazio e sempre foi esnobado por Mano Menezes.

Cheios de esperança
Ontem, o Palmeiras jogaria em Itápolis, contra o Oeste. Os torcedores do Porco rezavam por uma vitória. Segundo um deles, quando o Verdão venceu – pela última vez – o arquiteto Oscar Niemeyer ainda não havia morrido, Barak Obama não havia sido reeleito e o Corinthians não havia faturado o mundial de clubes.