Cachimbo da paz
Quinta-feira, o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) se avistou com o prefeito José Antonio Pedretti (PR). Excetuando-se os temas locais e regionais, muita coisa rolou nos bastidores. Fonte fidedigna (como acentuam os colunistas políticos) diz que Bragato levou Pedretti para uma visita à casa do Júnior e Kátia Stelato. Segundo análise de um membro da comitiva do parlamentar tucano, “a rivalidade política do passado ficou mesmo para trás”.

A mesma chiação
Júnior cumprimentou Pedretti pela vitória, o que ainda não havia feito. E o prefeito atual foi bem recebido também pela ex-primeira-dama. Durante cerca de 20 minutos de conversas amenas, o assunto principal foi a oposição de ambos ao grupo de Célio Rejane e Reinaldo Alguz e o que mais falaram foi sobre o que consideraram um absurdo: a desapropriação, pelo prefeito anterior, do terreno ao lado da Unesp para um distrito industrial, o que impediria a aspiração da Universidade em criar novos cursos.

Em busca de compensação
Pedretti garantiu que vai estudar medidas para rever o impasse, ou seja, está pensando em direcionar outra área para o município, a fim de evitar o que o crescimento da Unesp fique engessado. Ainda sobre a Unesp, Bragato enfatizou, durante reunião na prefeitura, que agora deve-se lutar para a implantação do terceiro e, no futuro, quarto cursos.

Na base da conversa
Há quem garanta que, menos de um mês de nova administração, possa ocorrer mudança no secretariado. Um vereador reeleito, dono de votação expressiva , foi convidado para assumir importante pasta, com o atual ocupante passando a exercer as funções de diretor. Seria a maneira de garantir mais uma vaga para um suplente.

Prevenir para não remediar
Se não foi tapado, ontem à tarde, existe um respeitável buraco na avenida Washington Luiz, na pista cidade-trevo da Ribeiro de Barros. A pequena cratera situa-se a menos de 80 metros do almoxarifado municipal. Nestes dias chuvosos, ou no período noturno, o buraco pode gerar acidentes com motociclistas ou provocar danos materiais em veículos maiores.

O povo que se exploda
Segundo a Folha, presidentes de associações de moradores, vereadores e advogados tributaristas reunir-se-iam no Ministério Público do Estado para avaliar a possibilidade de a promotoria ingressar com uma ação civil pública contra o aumento do IPTU em Ribeirão Preto. Comentários oficiosos davam conta que o executivo pensava em reajustar os carnês em 200%.

Pronto pra luta
O meio-campista Adriano está na cidade. Sem nenhuma vontade de parar, Codorninha está fininho e pronto para defender o Grêmio Prudente, na temporada de 2013. O irmão Tico, seu fiel escudeiro, também ostenta excelente forma. Inclusive perdeu aquela barriguinha que cultivou durante tantos anos. A explicação: está malhando firme com o irmão.

É dando que se recebe
Aliado do petista Fenando Haddad, na campanha para a prefeitura paulistana, o deputado Paulo Maluf (PP) confere os dividendos dos minutos que cedeu, por ocasião da vigência do horário eleitoral gratuito. Ele emplacou afilhados políticos em sete das oito diretorias da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab), empresa responsável por inúmeros projetos de interesse social da prefeitura.