O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) divulgou nesta quinta-feira (31) mais três casos positivos de Leishmaniose Visceral Americana (LVA) detectada em cães de Presidente Prudente. As catalogações são referentes a 2012. Sendo assim, o ano passado é encerrado com 29 registros.
Do total, 13 são importados, ou seja, vieram de outros municípios, e 16 autóctones, contraídos em Prudente. Já neste ano, conforme informa o diretor do órgão, o médico veterinário Célio Nereu Soares, ainda não foi constatado nenhum caso.
Os cães acometidos com a doença foram localizados no Residencial Maré Mansa, Parque Cedral e Jardim Santa Elisa. Os dois primeiros, de acordo com as informações do CCZ, já foram recolhidos para o procedimento de eutanásia.
“O do Santa Elisa, a dona está viajando. Assim que ela retornar, iremos informá-la sobre a necessidade do recolhimento do cão para o procedimento”, fala o diretor do CCZ.
Durante esta semana foram recolhidas 159 amostras no Jardim Paulista. Nessa sexta-feira (1º) e sábado (2), o trabalho terá continuidade no mesmo bairro. Amanhã, a ação é finalizada nas ruas Fernão Dias e José Alfredo da Silva. No sábado, o plantão será das 9h às 15h, em frente à Escola Municipal Doutor João Franco de Godoy, o Navio.