Já em sua primeira rodada, a 44ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior reservou surpresas aos torcedores. Apesar dos considerados favoritos terem se saído melhor na maior parte dos jogos, alguns deles não tiveram muito o que comemorar.
Na sexta-feira, o Santos impôs sua superioridade e, com facilidade, venceu o remo pelo placar de 3 a 0. Ainda pelo Grupo V, o São Mateus derrotou o Corinthians Alagoano pelo placar mínimo.
A sexta-feira ainda teve a estreia dos Grupos M e U. No primeiro não houve surpresas: o São Paulo goleou o União Rondonópolis por 5 a 0 e, no outro jogo, o São Carlos venceu o Guaicurus por 1 a 0.
Já no segundo, o São José foi surpreendido pelo São Francisco (BA) e saiu derrotado pelo placar de 3 a 1. Na partida seguinte, às 19h, o São Caetano ficou no empate sem gols com o Cruzeiro.
O sábado não começou bem para algumas equipes paulistas. No Grupo B, Marília e Mirassol perderam seus jogos para Cruzeiro (DF) e Coritiba, respectivamente. O time de Marília, uma das cidades-sede do torneio, foi vencido por 4 a 3. A equipe mirassolense até começou abrindo o placar, porém, sofreu a virada e terminou com 2 a 1 contra.
Porém, os paulistas tiveram tempo para melhorar o saldo. No Grupo E, o América bateu o Santos (AP) por 1 a 0. Na outra partida da chave, uma surpresa: o Flamengo ficou apenas no empate por 0 a 0 com o Rondonópolis.
No Grupo H, destaque para a goleada do Audax, que marcou sete gols em cima do Botafogo (PB) e sofreu apenas um. Favorito da chave, o Bahia não viu a sua rede ser balançada no primeiro jogo e, ainda, anotou dois gols no Criciúma (SC).
Líder do Grupo K juntamente com o Vasco, o Comercial estreou vencendo o Paysandu por 2 a 0. Já os cariocas, atrás no saldo de gols, passaram pelo Botafogo de Ribeirão Preto com 2 a 1 no placar.
Ainda no sábado, Taubaté e Gama (DF) ficaram no empate por 2 a 2 enquanto o Botafogo (RJ) assumiu a liderança ao vencer o Santo André por 1 a 0.
Fechando a rodada do dia 5, o Sertãozinho goleou o Grêmio Barueri por 4 a 1 e, no outro jogo do Grupo Q, outro placar elástico. Sem nenhuma surpresa, o Palmeiras mostrou sua força e venceu o Confiança (SE) por 6 a 0.
Iniciando a rodada do domingo, Grêmio Prudente e Espigão fizeram um jogo sem gols pelo Grupo A. Já o Grêmio (RS) não tomou conhecimento do Aquidauanense e derrotou os sul-mato-grossenses por 2 a 0.
Em Novo Horizonte, o Novorizontino estreou com vitória por 3 a 1 sobre o Desportivo Ferroviária e fez a festa da torcida local. Com vitória pelo mesmo placar, o Figueirense fechou a rodada do Grupo C passando pela Ferroviária, de Araraquara.
Quem aplicou a primeira goleada do domingo foi o Linense: 5 a 1 sobre o Rio Preto. No Grupo D, destaque também para o Noroeste, que segurou o empate por 1 a 1 contra o favorito da chave, o Atlético Mineiro.
Já no Grupo F, os paulistas Penapolense e Portuguesa não foram bem e saíram derrotados, os dois pelo placar de 3 a 0, para Náutico (PE) e Juventude (RS), respectivamente.
Atual campeão do torneio, o Corinthians apenas empatou com o XV de Piracicaba em jogo que teve dois gols para cada lado. Quem se aproveitou do resultado foi o União São João, vencedor da partida diante do Americano. Com 3 a 1 a favor, o time da cidade de Araras assumiu a liderança do Grupo G.
No Grupo I, a Francana fez o dever de casa e, diante de sua torcida, venceu o ASA (AL) por 2 a 1. Na partida entre Atlético (PR) e Barras (PI) prevaleceu o favoritismo dos paranaenses: 4 a 1 no placar e a segunda goleada do dia.
O Monte Azul também fez bonito em casa e passou pelo ABC (RN) com vitória por 2 a 1. Na segunda partida do Grupo J, Vitória (BA) e Mogi Mirim ficaram no empate por 2 a 2.
Na primeira partida do Grupo L, o Lemense venceu o Guarany (SE) pelo placar mínimo. Já o Goiás registrou a terceira goleada do dia ao passar sem dificuldades pelo Guarani de Campinas: outro 4 a 0 na rodada.
A rodada no Grupo N começou com o Sumaré vencendo o São Raimundo (RR). O time paulista balançou a rede adversária por duas vezes e não viu a mesma eficiência por parte do adversário em nenhum momento da partida. Resultado: 2 a 0. Fechando os jogos da chave, o Santa Cruz derrotou o Ceará por 3 a 1.
Os jogos do Grupo P foram marcados por resultados de igualdade. São Bernardo e JV Lideral (MA) ficaram no 0 a 0, e Fortaleza (CE) e Caxias empataram por 1 a 1. Já no Grupo R, o Desportivo Brasil venceu por 4 a 1 o América (RN) e o Avaí (SC) passou com vitória por 2 a 1 sobre o Atlético (GO).
Com 5 a 0 a favor, o Velo Clube foi outro que estreou com goleada – para delírio do torcedor da cidade de Rio Claro, que viu o Itaúna, adversário da partida, sair do jogo goleado. O segundo clube que mais venceu a Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Fluminense, fechou a rodada do Grupo S vencendo o Atlético (AC) por 2 a 0.
No Grupo T, Atibaia e Red Bul Brasil ficaram no empate sem gols. Já na outra partida, o Guaratinguetá não conseguiu segurar o Sport (PE) e foi derrotado pelo placar de 3 a 1. Ainda no dia 6, Grêmio Osasco e Internacional venceram suas partidas pelo Grupo W contra Nacional (AM) e Paulista, respectivamente. As duas partidas terminaram 4 a 1.
Fechando a rodada do domingo, o Juventus venceu o Flamengo de Guarulhos, jogando na casa do adversário, por 3 a 1. Ainda no Grupo X, América (MG) e Vila Nova (GO) não balançaram as redes. No Grupo Z, um empate e uma vitória também: Nacional e Tocantinópolis empataram por 1 a 1 e o dono da vitória na chave foi o Paraná, que derrotou a Ponte Preta pelo placar de 1 a 0.