Amigos, este é um momento muito especial para nós. Sentimentos de emoção, expectativa e responsabilidade afloram, revelando que não se trata de um acontecimento comum em nosso dia a dia.
E como entender a razão disso tudo. Será que é porque vencemos uma eleição? Ou seria porque estamos concretizando um sonho? O sonho de ser novamente prefeito? Mas, que diferença isso faz?
Assim, viajamos em nossos pensamentos à procura de resposta. Até que ela se mostra, clara. Sim, a encontramos. É difícil explicar com palavras. É subjetiva, abstrata, pessoal. Por isso, não temos como prová-la, doá-la ou esperar que outras pessoas também a sintam.
Afinal, qual seria ela? Permitam-nos expressá-la. É o “privilégio” de podermos servir. Servir não a pessoas, grupos ou entidades. É mais que isso. Servir a uma causa. Não que necessário se faz um cargo para tanto, mas o fato de ser prefeito passa a ser mais do que função, é uma “missão”.
Não temos a vaidade de ser o melhor deles que ocuparam, ou ocuparão este cargo. Mas, temos a esperança, a certeza, de que não mediremos esforços para o bem desta comunidade e porque não do nosso país.
Nosso objetivo não é sermos estrela, com brilho próprio ou isolado, mas juntos, com as outras, formarmos o corpo de luz deste pequeno território.
Compusemos nossa equipe de trabalho. Agradecemos o apoio e outras manifestações recebidos, pois ajudaram a avaliar e formarmos opinião sobre cada um dos membros.
Salientando que todos merecem nossa confiança pela afinidade que têm conosco, e, bem assim, pelo conhecimento, competência e comprometimento que têm com as causas justas do nosso povo.
A eles cabe a responsabilidade pela condução de seus respectivos setores. Mas, acima de tudo, com muita humildade, colaborarem para uma administração profícua, honesta, norteada pelos princípios da transparência, legalidade, economicidade e moralidade, sempre voltada aos bons resultados, e bons resultados com inovação.
Destacamos, também, a importância dos demais servidores. Cada um, querendo, pode colaborar dando o melhor de si. Nosso lema é “servir”, pois estamos na condição de “servidores públicos”. Servir não por obrigação, pois isso se torna pesado. Servir por dever e como mecanismo para a “felicidade” própria e também dos outros.
Entendemos que a participação da comunidade é fundamental para o sucesso almejado. Não se restringe apenas ao pagamento de tributos. Ideias, sugestões, críticas construtivas, denúncias de atos irregulares ou ilícitos em muito somarão.
Sabemos, igualmente, da importância do Poder Legislativo para o desenvolvimento do município. Por isso, propomos somar esforços numa mesma direção, a do bem comum.
O bom relacionamento com órgãos dos Governos Estadual e Federal fazem parte do nosso projeto. Não na condição de ‘pedintes’, mas de parceiros.
Como é sabido, nestes últimos dezesseis anos, Junqueirópolis viveu e está vivendo um dos seus melhores momentos. Tudo começou em 1997 quando, com a Sofia e nossa equipe, iniciamos o nosso primeiro mandato, e continuou com a administração do Osmar Pinatto e Marlene Trevisan.
A nossa convicção e certeza é de que, juntamente com a nossa vice-prefeita Nair de Souza, mulher inteligente, ativa e dedicada, haveremos de fazer uma Junqueirópolis cada dia melhor. Como disse Obama: “O melhor está por vir”.
Assim, diletas autoridades e amigos presentes, seguiremos pelos caminhos que a vida nos oferece, por nossa livre escolha. Somos passantes, meros passageiros nos vagões da existência.
Esperamos que juntos, fortalecidos, nossa conduta mostre que não são apenas palavras, discurso, mas compromisso e fidelidade ao nosso propósito. Com a permissão de vocês, terminamos repetindo um agradecimento. Não é uma oração, é um agradecimento:
“Deus, obrigado por este dia, obrigado por estar sempre presente em nossas vidas, obrigado pelo Pai, pela Mãe, pela minha esposa Cidinha, pelos meus filhos Laura e Nilo, enfim por todos os meus familiares. Obrigado pelos verdadeiros amigos, e obrigado por permitir que possamos, com nosso trabalho, ajudar as pessoas a serem melhores pessoas e melhores profissionais para, juntos, construirmos um Planeta ainda melhor, vivendo com mais humildade, honestidade, lealdade, verdade, dignidade, amor, tolerância, solidariedade, ética, amizade, compromisso e comprometimento, objetivando sempre a plena felicidade, e que quando chegar o dia de partir possamos lembrar-nos de como foi bom estarmos aqui hoje… com vocês.” Muito obrigado!
Hélio Furini – prefeito de Junqueirópolis