E o grande anúncio que o Facebook prometeu para hoje, batendo com a previsão mais popular dos últimos dias, é a pesquisa reformulada. Bem melhor e mais poderosa do que a que temos no momento, ela mexe bastante com a forma de usar a rede social. Conheça a pesquisa de grafo.
Grafo social é como o Facebook chama todas as ações que ocorrem dentro da rede — as “curtidas”, as amizades feitas, os comentários deixados, basicamente tudo o que é possível ser feito nos domínios do site. A nova pesquisa vai fundo nesse grafo. Ela é diferente do que Google e Bing oferecem, e Mark Zuckerberg enfatizou bem isso. Se buscadores normais permitem consultar quase todo o conteúdo disponível na web, a pesquisa de grafo do Facebook vai fundo no conteúdo dinâmico e pessoal da rede, composta por mais de 1 bilhão de usuários e tudo o que eles fazem por lá.
Não foi um trabalho fácil. Indexar tanto conteúdo já seria difícil por si só, mas a pesquisa de grafo do Facebook é individualizada e respeita rigorosamente as opções de privacidade. Isso significa que a pesquisa, embora abrangente e completa, se limita ao que você pode ver lá dentro. Fotos e atualizações de status privados continuarão assim. Fotos publicadas apenas para amigos só aparecerão nos resultados de pesquisas feitas por esses amigos. Além disso, os resultados serão dispostos de acordo com as pessoas que mais importam a você e, no caso de fotos, as que forem mais populares de acordo com uma série de sinais que só o Facebook conhece. Isso deve ter dado um trabalhão, tanto quanto a forma com que a pesquisa é feita.
Sabe o cabeçalho do Facebook, aquela faixa azul com a barra de pesquisas e alguns botões e links importantes? Mudou de novo. Agora, o lado esquerdo é um grande campo de pesquisa que, por sua vez, atua também como o título da página. O título da página define o seu conteúdo e pode ser alterado em tempo real. A linguagem usada é natural e traz resultados instantaneamente. Ao lado dos resultados, há controles que servem para refinar buscas. A aplicação disso tudo? Muito, mas muito variada.
Dá para pesquisar por “fotos dos meus amigos antes de 2007″, “fotos minhas com a Maria”, “restaurantes próximos que meus amigos gostaram” ou “amigas solteiras” (!). É possível também combinar critérios, direto no campo de pesquisa, usando tipos de conectores: “fotos minhas com a Maria tiradas no parque”, ou “amigos que gostam de Harry Potter e Star Wars”. E rola até algumas ego trips bacanas, como “fotos que eu curti”. A intenção é facilitar a descoberta de conteúdo e fomentar novas conexões.