Começo de ano é difícil para qualquer família, são inúmeras as contas que chegam nesta época para pagar. E, para aqueles que se encontram desempregados, o início de ano acaba se tornando um grande pesadelo vendo as contas acumular.

De acordo com informações da agência especializada em busca de profissões, a Perfil Empregos de Dracena, que atende empresas de Panorama a Pacaembu, neste momento “o mercado só está contratando caso realmente necessite, para não aumentar o quadro de funcionários e, com isso, os encargos trabalhistas. As contratações deverão voltar a ocorrer a partir do final de fevereiro e início de março, quando as empresas começam a registrar novamente aumento das vendas”, diz o proprietário da Perfil, Sandro Bordoni.

As áreas com maior procura são as de vendas, atendimento e produção. Para os homens que procuram empregos, há diversas vagas em aberto para entregador de água e auxiliar de produção, na agência.

Há cinco anos funcionando no centro de Dracena, Sandro conta que 8.400 currículos estão cadastrados no banco de dados da empresa. “Não temos a informação de quantos desses cadastrados conseguiram emprego, tendo em vista que alguns conseguem ser contratados diretamente pela empresa”, acrescenta o empresário.

Sandro pontua que 63% dos currículos cadastrados são de mulheres, no entanto, os empregos que o comércio mais está absorvendo no momento são destinados aos homens. “As empresas estão sentindo a carência em contratar homens em diversos cargos, algumas necessitam com urgência, oferecem um salário bom e mesmo assim não conseguem encontrar funcionário capacitado. A falta de mão-de-obra especializada também é um dos motivos que fazem as empresas em não contratar novos funcionários”, diz.

A partir de setembro, as empresas que buscam ampliar o quadro de funcionários para as festas de final de ano se antecipam e começam a selecionar novos currículos para o emprego temporário. Os interessados em algum tipo de trabalho podem cadastrar o currículo e verificar as vagas disponíveis através do site www.perfilempregos.com.br ou comparecer na sede da empresa localizada na rua Brasil.

Outra forma de também buscar emprego é o cadastro no Programa Emprega São Paulo, gratuito e que atende moradores de todo o Estado. Os participantes, empregados ou não, podem acessar vagas de trabalho adequadas a cada perfil. Já o empregador que faz o cadastro pode anunciar ofertas de vagas. Além disso, é possível procurar as unidades do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), onde o cadastro no Emprega São Paulo pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. É preciso levar RG, CPF e Carteira de Trabalho.

Jocelina Ribeiro da Silva, auxiliar de serviço do PAT explica que este início de ano, a procura por emprego está baixa. “Este mês registramos poucos cadastros em busca de emprego. As empresas também não estão oferecendo muitas vagas para contratação”, conclui a auxiliar.

No momento, o PAT oferece vagas especialmente para mulheres, empregada doméstica e cozinheira de lanchonete.