A eleição para conselheiro tutelar realizada no domingo (6), na Escola Estadual Jacinto Pernas Gomato, em Nova Guataporanga, atraiu 969 eleitores. Houve pelo menos nove votos nulos e apenas um em branco.
Segundo o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Paulo Lima de Menezes, foram feitas 28 inscrições, mas apenas 24 candidatos disputaram as cinco vagas. Fiscais nomeados pelos candidatos trabalharam no pleito eleitoral.
Os cinco candidatos mais votados se elegeram como novos conselheiros para o triênio de 2013-2015. A mais votada foi a candidata à reeleição Letícia Rosa Augusto, filha do vereador Odair Augusto Coelho (Chacrinha), com 359 votos. A segunda colocação foi de Alexandra da Silva Oliveira (do Cláusio), com 300 votos. Em terceiro lugar, ficou Raquel Sepulvreda Sanches dos Santos (Raquel da Loja), com 281 votos. A quarta colocação foi de Terezinha Raquel de Carvalho (Raquel do Rubão), que também foi à reeleição com 255 votos e, em quinto lugar, ficou Suellen Aparecida da Silva Turco (Filha do Lando Turco), com 222 votos.
SUPLENTES – Tina (199); Diego (193); Daniele (189); Cristiane (186) e Solange (183).
A votação teve início às 8h e terminou às 16h. A apuração dos votos foi demorada, já que o processo de votação foi feita com urnas convencionais. Para contar os votos das duas sessões, os organizadores da eleição demoraram cerca de três horas. Ao total, foram necessárias quatro urnas, das quais duas foram abertas durante a votação para evitar tumultos.
Segundo o presidente do CMDCA, Paulo Lima, houve uma grande participação da população. A eleição foi tranquila, mas houve denúncias de irregularidades durante a votação, que foram solucionadas imediatamente.
A diferença de uma eleição política, é que o voto para conselheiro não é obrigatório. Puderam votar pessoas a partir dos 16 anos, residentes em Nova Guataporanga.
Segundo o prefeito Luiz Carlos Molina, o presidente do Conselho e demais membros, como também os voluntários que se dispuseram a trabalhar no pleito eleitoral fizeram com que a democracia prevalecesse mais uma vez. Molina parabenizou todos os candidatos, em especial, aqueles que foram eleitos e os suplentes e deixou o Executivo à disposição do Conselho Tutelar.
O edital 001/2012, publicado no dia 25 de agosto, estabelece que a posse dos conselheiros eleitos seja no dia 1º de fevereiro deste ano, conforme prevê a lei 12.696/2012, aprovada pelo Congresso Nacional e que já está em vigor desde 1º de junho de 2012.