O prefeito Osvaldo Benetti reuniu na manhã de quinta-feira (10), no Paço Municipal Dr. João Roque Franceschi, os assessores ligados ao Gabinete, Contabilidade, Tesouraria e Jurídico a fim de avaliar a situação financeira do município nos primeiros 10 dias de seu mandato.

O secretário de Finanças, Osvaldo Cardoso, explicou que a situação é “caótica” e que a prefeitura aguarda os repasses do Fundo de Participação dos Municípios, do ICMS, bem como o pagamento de impostos e tributos municipais para viabilizar o pagamento dos salários de dezembro de 2012 aos servidores.

De acordo com o secretário, com o advento da Lei de Responsabilidade Fiscal, não há nenhuma linha de crédito disponível nas instituições financeiras para prefeituras e autarquias, o que tem dificultado o pagamento da folha.

Sendo assim, o prefeito baixou um decreto suspendendo por 60 dias o pagamento das despesas empenhadas e não pagas na administração anterior, e somente está autorizando a compra do estritamente necessário.

O secretário finalizou dizendo que a Administração está envidando todos os esforços no sentido de pagar os salários de dezembro de 2012 aos servidores e acrescentou que uma das possíveis medidas é o pagamento escalonado, de acordo com a referência do servidor municipal, começando pelas menores.