A Prefeitura de Adamantina confirmou na tarde desta sexta-feira (22) mudanças no rodeio, um dos eventos mais esperados e aguardados do município, realizado desde 1981 por comissão independente ou pela iniciativa privada.
Mesmo não sendo a promotora da festa, a Prefeitura é quem autoriza ou concede a realização do evento para terceiros, através de alvará e da cessão de uso do recinto Poliesportivo.
m entrevista na sede do IMPACTO a secretária de Cultura e Turismo do município Natália Bachi afirmou que o empresário José Romão realizará a festa em julho. “Romão protocolou pedido em janeiro para utilizar o Poliesportivo de 3 a 7 de julho e, por questões técnicas, não podemos conceder o espaço em período próximo”, explica.
“Em fevereiro o empresário Ricardo Bento protocolou pedido para utilizar também o mesmo local em período semelhante. E por isso foi negado. Bentinho pediu ainda exclusividade para a festa e a Prefeitura não pode garantir isso. Ele, assim como qualquer pessoa capacitada e com interesse pode utilizar o Poliesportivo para fazer qualquer festa em outros períodos”, destacou Natália.
Romão afirma saber da responsabilidade que assume e promete realizar um grande evento. “A proposta é fazer uma festa com preço acessível e entendendo o alcance financeiro da população. É uma festa esperada e está sendo preparada em um nível muito alto. Mas, o povo não consegue ir à festa por conta do valor. Então, a intenção é fazer um evento com nível igual ou até mesmo melhor, com menor custo”, disse.
Em relação à PBR e montarias Romão destaca que terá a atenção merecida, entretanto, não será o foco principal. “Acredito que montarias e shows são um casamento perfeito em um rodeio, mas o que mais interessa o público são os shows, e será este nosso maior investimento”, completa.
Sobre a grade de shows, Romão ressalta que existem nomes cotados, como Michel Teló, Gusttavo Lima, João Bosco e Vinícius, Thiaguinho, Fernando e Sorocaba, Thaeme e Thiago entre outros. A confirmação será feita nesta próxima semana. “Afirmo desde já que vamos trazer uma grade do primeiro escalão”.
Outra proposta de Romão é baratear a praça de alimentação e as bebidas, que continuará sendo Brahma. “Pretendemos continuar trabalhando com a Santarena, a melhor empresa da área. Muitas pessoas reclamam de pagar R$ 5 na cerveja, mas já estou negociando a R$ 4. Não está nada confirmado, mas vamos brigar por isso”, destaca.
Outra proposta do adamantinense é voltar com a quarta-feira gratuita por entender que muitas pessoas não têm condições financeiras de ir à festa. “Tem aquelas pessoas, mesmo com os ingressos mais acessíveis, sem condições de frequentar o evento. Então acho importante, já que estamos falando do principal evento da cidade, fazer uma noite com portões abertos. Muitos acham que não precisa, pois temos a Expo Verde. Mas penso diferente. O rodeio é uma festa em que a população quer ir. A proposta é começar na quarta-feira com portões abertos”, comenta.
AIR – Nos últimos dois anos quem esteve à frente da festa foi o empresário Ricardo Bento, da 3B Eventos. Adamantinense, Ricardo atualmente reside em Cotia (SP) e é um forte investidor em touros que disputam inúmeros rodeios dentro e fora do país. A realização da festa em Adamantina era um de seus sonhos, realizado com muito investimento financeiro.
Bentinho não revela detalhes dos investimentos e muito menos dos prejuízos que assumiu em razão do alto nível do evento. Trouxe para Adamantina o que a região jamais viu em termos de disputas dentro da arena, com competidores e touros internacionalmente reconhecidos, integrantes da PBR (Professional Bull Riders).
Uma das críticas às festas organizadas por Ricardo foi o alto valor dos ingressos e das bebidas comercializadas dentro do recinto, que segundo ele, o fato deve-se justamente pelo alto valor dos investimentos para a realização da festa.
“Sinceramente não entendi o motivo, pois minha proposta para esse ano seria a redução drástica nos preços dos ingressos e das permanentes, bem como nos produtos vendidos internamente. Mantendo sempre a qualidade do rodeio e dos shows”, desabafa Ricardo. “Infelizmente não veremos na arena de Adamantina campeões mundiais, touros famosos, locutores renomados enfim tudo que o AIR conseguiu trazer para Adamantina.
Não teremos mais a PBR. Coloquei Adamantina novamente no cenário nacional e digo de boca cheia no cenário mundial dos Rodeios. Fico triste por ter colocado tanto dinheiro e agora entregarem a festa com o sucesso que está. Fico me perguntando por que não quiseram pegar essa festa quando era RTA? Por que só agora? Acho mais fácil agora já que consegui fazer um sucesso novamente, não acham?”, finaliza o empresário.