A abertura oficial da Campanha da Fraternidade (CF) deste ano será amanhã (13), na missa de quarta-feira de cinzas. Na paróquia Nossa Senhora Aparecida haverá missa às 7h e às 19h30 celebrada pelo frei Maurício. Na paróquia São Francisco de Assis, a missa será às 19h30 e, no mesmo horário, celebração das Cinzas no distrito de Jamaica com o frei Alberto. O Santuário Nossa Senhora de Fátima, na Vila Barros, celebrará missa às 7h, 15h e às 19h30.
Este ano, o tema da campanha é “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8). Desde o início do ano, as dioceses fazem encontros de formação para capacitar voluntários para o trabalho de divulgação e compromisso com a campanha.
O objetivo geral da CF é acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.
Segundo o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Eduardo Pinheiro, uma das metas principais da CF de 2013 é olhar a realidade juvenil, compreender a riqueza de suas diversidades, potencialidades e propostas, como também os desafios que provocam atitudes e auxílios aos jovens e aos adultos.
A quarta-feira de cinzas ainda marca o início da Quaresma, período de 40 dias que antecede uma das principais datas para a igreja católica, a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no domingo de Páscoa, que este ano acontece no dia 31 de março.
PAPA BENTO XVI – Há oito anos realizando os trabalhos no Vaticano, o Papa Bento XVI surpreendeu a todos após anunciar na manhã de ontem (11) que estará renunciando o cargo.
Em relação à decisão do líder máximo da Igreja Católica Apostólica Romana, frei Maurício dos Anjos comentou que para a Igreja católica a surpresa foi muito grande. “Ele é um homem muito ousado e de grande sabedoria. Acredito que para deixar o cargo foi uma tarefa muito difícil para ele”, diz. O frei explicou que com a renúncia, 120 cardiais devem ser convocados pelo Vaticano para a escolha de um novo Papa, e a expectativa é que até o dia 30 de março já haja um novo papa.
Bento 16 deixará o posto às 20h (16h de Brasília) do próximo dia 28. Em comunicado, feito em latim durante uma assembleia de cardeais na qual se discutia um processo de canonização, Bento 16 disse que deixará o cargo devido à idade avançada, por “não ter mais forças” para exercer a função.