O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai convocar os líderes dos partidos no Parlamento amanhã (1º) para definir os cortes no Orçamento. Participarão o presidente da Câmara dos Representantes, John Boehner, o líder da minoria no Senado, Mitch McConnell, e os democratas Harry Reid, líder da maioria no Senado, e Nancy Pelosi, líder da minoria na Câmara.
O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, disse que Obama convidou os líderes para uma “discussão construtiva” sobre os impactos dos cortes automáticos de US$ 85 bilhões. A previsão é que os cortes na despesa comecem a partir de amanhã. Mas Obama tenta buscar formas alternativas de reduzir o déficit.
O secretário da Educação, Arne Duncan, disse que há o risco de demissão de professores, afetando, inclusive, os alunos mais pobres e os que têm necessidades especiais. “As crianças vão ser afetadas. É a realidade”, disse Duncan.
Democratas e republicanos trabalham no Congresso em várias propostas para resolver a crise. Por lei, Obama é obrigado a detalhar ao Congresso os cortes que serão feitos.