Em uma investigação rápida, policiais civis de Panorama conseguiram esclarecer uma tentativa de latrocínio (roubo com tentativa de assassinato) ocorrida na última terça-feira, 6 de fevereiro, em Panorama. Os policias também recuperaram o veículo roubado pelos criminosos.
O fato ocorreu durante a madrugada, quando dois indivíduos invadiram a casa da vítima arrombando a porta da cozinha. Um dos criminosos estava armado com uma pistola calibre 380 mm. No interior da casa, além da proprietária, estavam ainda outras três pessoas, dentre elas, Michael Machado, 18, em quem os criminosos efetuaram dois disparos que não o acertaram.
Durante a ação criminosa, as vítimas apanharam, sendo uma delas atingida com uma coronhada na face. Após roubar R$ 680, duas correntes de ouro e aparelhos celulares, os criminosos fugiram levando também a motocicleta de Michael. Ainda durante a madrugada, policiais do SIG – Setor de Investigações da Delegacia de Polícia de Panorama estiveram no local e iniciaram as investigações. Foram colhidas versões de testemunhas que presenciaram os fatos, o que permitiu aos investigadores identificarem dois suspeitos, Alessandro Morente, o “Sandro” e Alex Laurindo de Oliveira, ambos com inúmeras passagens policiais por roubos e homicídio.
Os policiais então estabeleceram contato com a diretoria do CDP de Caiuá, com quem obtiveram fotos recentes dos suspeitos, eis que “Sandro” havia deixado o sistema prisional no meio do ano passado e Alex Laurindo, em dezembro de 2012.
As fotos foram exibidas às vítimas que de imediato reconheceram ambos como sendo os autores do crime. Ainda durante as investigações, os policiais civis localizaram a motocicleta que havia sido roubada. Com base nas provas colhidas e na recuperação do veículo roubado, a autoridade policial representou ao Juízo da Comarca de Panorama que decretou a prisão temporária dos investigados por 30 dias.
No início da noite de quarta-feira, 6 de fevereiro, Alessandro Morente e Alex Laurindo de Oliveira foram presos no interior de um ônibus, na cidade de Presidente Venceslau, durante uma abordagem de rotina da Polícia Militar. Ambos se preparavam para deixar este Estado, indo para Maringá. Em sua posse estavam duas armas de fogo, dentre elas, a pistola utilizada no latrocínio tentado ocorrido em Panorama.
Alessandro Morente, o “Sandro” também é o autor de um homicídio ocorrido em 13 de dezembro de 2012, no bairro Mocotó, em Panorama e desde esta data era procurado pela polícia. Na ocasião “Sandro” matou Anderson de Jesus, 32, o “Tatu” com 8 tiros. Há indícios que arma utilizada no homicídio seja a mesma que foi utilizada na tentativa de latrocínio, o que poderá ser comprovado por exames de balísticas a serem realizados.
Alessandro e Alex responderão pela prática de latrocínio, na forma tentada, cuja pena é de 20 a 30 anos de reclusão. “Sandro” responderá também pelo homicídio qualificado praticado em Panorama e pelo porte de arma, em Presidente Venceslau. Ambos serão recambiados ao CDP de Caiuá, onde aguardarão deliberação judicial.
As informações são do delegado Eliandro dos Santos, de Panorama.