A população dracenense foi surpreendida ontem (22) com a falta de comunicação nos telefones fixos da cidade. Ao tentar ligar para o Corpo de Bombeiros local, Polícia, Prefeitura e empresas da cidade, o sinal da ligação era de apenas ocupado.

Comerciantes e empresários se sentiram lesados com o problema e diversos deles desabafaram usando as redes sociais, além disso, postaram números de celulares para seus clientes conseguirem fazer contato com o estabelecimento. Como foi o caso do proprietário da Farmácia Drogazé, Danilo Lapenta. “O total desrespeito ao consumidor é algo inacreditável, pois após inúmeras tentativas de contato com a Telefônica (Vivo), apenas foi possível ouvir uma gravação informando que a linha se restabelecerá após as 14 horas do dia 23 de fevereiro (hoje). Prejuízo total na imagem das empresas que dependem de linha telefônica. Por essas e outras que sou obrigado a concordar com o professor Valdir Andrêo, que diz que nossas empresas foram leiloadas a preços de banana para um monte de bananas”, escreveu o farmacêutico no Facebook.

Em contato com a reportagem, Danilo relatou que não conseguiu fazer a autorização do Programa Farmácia Popular dos clientes que procuravam por esse serviço e também não obteve sucesso no fechamento de vendas efetuadas com cartões de crédito.

Os Supermercados Troyano também sentiram o reflexo do problema. Segundo informações do funcionário Fernando Quim, os clientes acostumados a comprarem com cartões de crédito foram pegos de surpresa quando ao passar pelo caixa foram informados que as máquinas de cartão não estavam funcionando. “A sorte foi que no Troyano São Francisco contamos com uma máquina de cartão de crédito que não é ligada ao telefone, mas sim a internet”, afirmou.

Luiz Alberto Teixeira, proprietário da Cimatele Telefonia – representante da Telefonia Vivo na cidade – explicou que o caos na telefonia ocorreu devido a um problema na fibra ótica que afetou a central eletromecânica. “A central 3821 é a que mais apresentou o problema, não faz e nem recebe ligação”, disse Teixeira ontem à reportagem.

Ele afirmou que técnicos estavam trabalhando para sanar o problema o quanto antes, entretanto, não havia previsão em qual momento as linhas deverão voltar ao normal. Por volta das 19 horas, a reportagem efetuou testes para verificar se o problema havia sido sanado e conseguiu obter sucesso em algumas ligações para o 3821.

A reportagem tentou ainda fazer contato com a assessoria de imprensa da empresa, porém não obteve sucesso.

REGIÃO – Por ser ligada diretamente com a central telefônica em Dracena, Tupi Paulista também registrou a falta de comunicação nos telefones fixos. Há relatos de moradores em São João do Pau D’Alho afirmando que alguns telefones celulares não estavam conseguindo efetuar chamada.