Cerca de 15% dos usuários da TIM que usam o DDD 11 não conseguem realizar ligações, nem enviar e receber dados. O problema começou na manhã desta terça-feira (5), por um duplo rompimento de um cabo de fibra ótica no bairro da Vila Mariana, na zona sul de São Paulo.

Segundo a assessoria de imprensa da TIM, ainda não há previsão para que os serviços voltem ao normal. A interrupção afeta também a rede de telefonia fixa da Intelig, controlada pela TIM.

Em nota, a empresa informou que técnicos da operadora estão trabalhando para o pronto restabelecimento do serviço. O problema gerou notificação do Procon-SP, que exige que a empresa preste esclarecimentos sobre as falhas na rede de telefonia.

A entidade quer que a operadora informe o número de consumidores prejudicados e quais as providências adotadas para a compensação dos usuários.

De acordo com nota divulgada pelo Procon-SP, se ficarem comprovadas irregularidades, a TIM deverá ser penalizada nos termos do Código de Defesa do Consumidor e autuada.

A partir de 30 minutos de interrupção do serviço, o consumidor tem o direito ao abatimento proporcional do valor da assinatura, informa o Procon-SP. Nesse caso, um dia de interrupção é igual a um dia de desconto.

Se o problema atingir no mínimo 10% da base de clientes, a operadora é obrigada a fazer ampla divulgação sobre o ocorrido.

Caso o abatimento não seja concedido, o usuário precisa procurar um órgão de defesa do consumidor ou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e registrar uma reclamação.