A Secretaria de Estado da Saúde está intensificando a vacinação contra a hepatite B. O objetivo da “força-tarefa”, como está sendo denominada a mobilização, é imunizar mais de 4,5 milhões de moradores em todo o Estado.

Em Dracena, a vacina está disponível gratuitamente no Centro de Saúde Takashi Enokibara (sala de vacinas) e no Posto de Saúde São Manoel, das 7h às 15h.

Segundo a funcionária do setor de vacinas do Centro de Saúde, Rosemary Fonseca, uma média de 10 a 15 adultos procuram o Postão em Dracena para serem vacinados contra a hepatite B. Ela informa que muitos não concluem o ciclo de três doses da vacina, necessários para imunização contra a doença.

A segunda dose da vacina é aplicada 30 dias depois da primeira dose e a terceira e última, seis meses após a primeira dose. Para receber a vacina, segundo Rosemary, é só apresentar a carteira de vacinação. “É importante os faltosos retornarem para concluir as três doses”, explica Rosemary.

A ação da Secretaria Estadual da Saúde é voltada a pessoas com até 29 anos de idade. O objetivo da “força-tarefa” é aproveitar o período de férias para proteger a população contra a doença, principalmente adolescentes e jovens com idade entre 15 e 29 anos.

“Apesar da vacina se encontrar disponível gratuitamente nos postos de saúde de todo o Estado, dados da Secretaria apontam que apenas 67% da população entre 15 e 29 anos estão imunizados contra hepatite B”, informa a Secretaria.

Disponível desde 1998 no calendário de imunização do estado de São Paulo, a vacina contra hepatite B também passou a ser aplicada, desde 2012, em pessoas com idade entre 25 e 29 anos.

“A vacina é a melhor forma de prevenção contra a hepatite B. Por isso é muito importante que as pessoas aproveitem este período para colocar a carteira em dia”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

Além da população com até 29 anos de idade, a vacina contra hepatite B está disponível gratuitamente para grupos considerados de risco, como profissionais do sexo; homens que fazem sexo com homens; usuários de drogas injetáveis; manicures; podólogos e profissionais de saúde, entre outros.