Um decreto do governador Geraldo Alckmin publicado nesta semana no Diário Oficial do Estado (DOE) criou o grupo que coordenará a Agência de Atuação Integrada – entidade que reunirá as polícias e órgãos estaduais e federais em ações de investigação e inteligência no combate ao crime organizado.
Além de coordenar a agência, o grupo responderá pela execução do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Governo do Estado e a União em novembro e pelo planejamento das ações integradas. “O grupo vai dar vida institucional às ações conjuntas que já estamos fazendo”, explicou o secretário Fernando Grella Vieira.
Pelo decreto, o grupo gestor será composto por membros das polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal. O Ministério Público do Estado e a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) terão também, cada um, um membro no grupo.
A Agência de Atuação Integrada será formal e fisicamente instalada nas dependências da sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em ambiente preparado para o planejamento e desenvolvimento de ações conjuntas voltadas à repressão do crime organizado no Estado de São Paulo.
“A experiência é pioneira e consagra o modelo de atuação interagências já experimentado em outros países”, conclui o secretário Fernando Grella.