Tema requentado
Durante a semana, o prefeito José Antonio Pedretti (PR) encontrou-se com o engenheiro Ricardo Rossi Madalena. O superintendente do DNIT em São Paulo apresentou estudos a respeito de um hipotético prolongamento da rodovia Castello Branco até a pequena comunidade de Lupércio, perto de Marília. Não é a primeira vez que se aborda o assunto, mesmo porque – se viabilizada – a obra beneficiaria vasto setor da Alta e Nova Alta Paulista.
Extensão maior
Salvo melhor juízo, o deputado estadual Reinaldo Alguz (PV), por ocasião de seu primeiro mandato, abordou o prolongamento de uma das mais importantes rodovias do país. À época, o parlamentar assegurava que a estrada poderia chegar às imediações de Quatá, favorecendo também municípios da Alta Sorocabana. Depois disso, nada mais se falou, com o projeto voltando a ser tratado nessa conversa entre Pedretti e o engenheiro Madalena que é de Santa Cruz do Rio Pardo.
Engrossando a lista
Segundo o portal UOL, o Ministério Público do estado abriu 11 inquéritos para investigar o deputado Gabriel Chalita (PMDB/SP), suspeito de corrupção, enriquecimento ilícito e superfaturamento de contratos públicos. As investigações partem de 4 depoimentos de um analista de sistemas que diz ter sido assessor informal de Chalita, na época em que ele foi secretário estadual da Educação, entre 2002 e 2006. Roberto Leandro Grobman trabalhou durante anos para o COC e diz ter sido indicado para se aproximar de Chalita e prospectar negócios para o grupo educacional.
Eu só queria entender
O responsável por este espaço, assim como alguns leitores, gostariam de ser esclarecidos sobre algumas decisões da Justiça, não só aqui, como em outros países. Por exemplo: o indivíduo Gil Rugai, acusado de matar o pai e a madrasta, foi condenado a 33 anos e 9 meses de prisão. Na sentença, o juiz o acusou de dissimulado e extremamente perigoso, mas determinou que ele poderá recorrer em liberdade.
Gente do ramo
Luiza Nagib Eluf, advogada criminalista e procuradora de Justiça em São Paulo, também prevê que o tempo mínimo para que o condenado seja preso, caso os recursos não revertam a decisão dos jurados, é de três anos. “Ele vai ficar mais tempo solto que o Pimenta Neves que ficou inaceitáveis 11 anos aguardando o trânsito julgado (o esgotamento dos recursos)”. O jornalista foi condenado pelo assassinato da namorada Sandra Gomide, em 2000.
Lá fora
Ainda anteontem, o velocista sul-africano Oscar Pistorius recebeu o direito de liberdade sob fiança, numa audiência sobre a acusação de ter matado a namorada. A decisão do juiz Desmond Nair foi comemorada na corte pela família de Pistorius e seus apoiadores, mas o atleta permaneceu imóvel quando a decisão foi lida. O juiz estabeleceu o valor de 250 mil rands (28 mil dólares) para a fiança.
Programa da noite
Emissoras de tevê abertas e canais pagos mostram, logo mais, a festa do Oscar. A transmissão se verifica justamente no dia em que a cerimônia de entrega das estatuetas completa 85 anos. Para os notívagos, um prato cheio, com as aguardadas pérolas dos apresentadores e os discursos previsíveis dos ganhadores.
Gente maldosa
A cada dia, surgem mais notícias sobre a grave crise que assola o Vaticano, com denúncias de vazamento de informações e casos de pedofilia, envolvendo sacerdotes. Segundo um assinante, do jeito que a coisa caminha é possível que seja solicitada a ajuda do ministro Joaquim Barbosa.