A fim de apresentar os problemas enfrentados durante o ano de 2012 e avançar num trabalho superando ao desenvolvido em relação à dengue e a leishmaniose, a Vigilância Epidemiológica (VE) organizou reunião no final da manhã de segunda-feira (4), com a participação de representantes da Sucen de Dracena e Presidente Prudente e do vice-prefeito Edemilson Carlos Domingues (Nicke), bem como demais membros do governo municipal.

Um dos principais focos da discussão se pautou pela falta de mão-de-obra e suporte de infra-estrutura obrigando em algumas ocasiões os agentes a emprestar equipamentos de nebulização da Sucen.

Em relação à dengue, foi comentada a necessidade de datas e regras cumpridas sobre a coleta de entulhos galhos e folhas para poder cobrar dos moradores a limpeza dos quintais. Quanto a leishmaniose, além da falta de mão- de-obra para auxiliar nas visitas solicitadas por moradores a animais com sintomas da doença, os agentes sofrem com a dificuldade de locomoção, dividindo um único veículo com os demais setores da Saúde (Centro de Saúde, ESF, e Vigilância Sanitária).

Em contrapartida, o vice-prefeito Edemilson Carlos Domingues (Nicke) e o diretor administrativo da Prefeitura, Elton Mendes, disseram que o governo do prefeito Luis Carlos Henrique da Cunha se fará presente na atuação da vigilância viabilizando pessoas para o setor, bem como a regularização de um veículo Palio de uso da VE apreendido no final do mandato do então prefeito José Milanez Júnior (Ting), na região de Presidente Prudente por falta de documentação.