Para deixar a festa de Páscoa comemorada hoje (31), mais animada, além dos tradicionais ovos de chocolate, cresce ano a ano a procura por coelhos de estimação para esta época do ano. Para surpreender os filhos e até mesmo atender um desejo da criançada, a venda de coelhos chega a aumentar em cerca de 80% nesse período de festa, segundo informações do vendedor da Rafala Pet Shop, em Dracena, Stefano Mezena.

Stefano pontua que somente na última semana vendeu cerca de 10 coelhos. Na maioria dos casos, os filhos vão até a loja acompanhados pelos pais. “A procura ainda é maior pelos coelhos de pelagem branca e olhos vermelhos, mesmo assim o cliente tem a opção de levar para casas os coelhinhos pretos, brancos e pretos, cinzas e beges”, afirma o vendedor.

O que todos devem ficar atentos é que a partir do momento em que decidem ‘criar’ um coelho de verdade, alguns cuidados devem ser tomados, tendo em vista que todos devem ter consciência que o animal vive cerca de 5 a 6 anos. Na hora da alimentação, a orientação é que além da ração específica para coelhos, podem ser oferecidas verduras, frutas e legumes.

Outro cuidado especial é em relação à urina que deve ser feito uma limpeza no local com água sanitária de 1 a 2 vezes no dia. Caso não faça a limpeza adequadamente pode causar irritação no nariz devido o forte odor.

Se comprar um casal de coelho, o proprietário irá ter vários em pouco tempo, em vista que esse animal cria em grande quantidade e em pouco tempo. A orientação é que evite ter casal, para não causar transtornos futuramente.

Por isso, a importância de não somente satisfazer a vontade da criança na época de Páscoa e sim ensiná-la a cuidar do coelhinho, em qualquer época do ano, todos os dias.