Desde segunda-feira (11) vem sendo promovida nas escolas e creches dos bairros Potiguara e Marrecas, a semana de mobilização desenvolvida pelo município por meio da adesão feita pela Secretaria Municipal de Saúde com o Programa Saúde na Escola (PSE). Esta é uma parceria entre os ministérios da Educação e Saúde que pretende alertar sobre a importância das boas condições de saúde no desenvolvimento pleno da criança e do adolescente.
Enfermeiros e agentes comunitários de saúde visitaram no decorrer da semana, a escola municipal Professora Lourdes Peres Martins e a escola estadual João Brásio realizando verificação dos dados antropométricos de cada aluno (peso e altura) para conhecer o estado nutricional, e o teste optométrico (exame de vista) para verificar a acuidade visual.
E para alunos a partir do 5º ano até 3º ano do ensino médio houve palestra com a assistente social voluntária Elis Regina Alexandre da Silva, onde foram abordados temas como álcool, drogas e tabaco.
Já nas creches dos bairros Potiguara e Marrecas, foram realizados verificação dos dados antropométricos, e avaliação dos resultados do exame do olhinho (teste do reflexo vermelho), sendo que para realização de todos os atendimentos foi preciso que os alunos emitissem o cartão SUS.
De acordo com a enfermeira coordenadora dos ESF’S, Janaína Mercedes Lemes de Oliveira Maia, estes atendimentos permitem ter uma avaliação da saúde dos educandos, direcionando quais os alunos precisam de algum tipo de intervenção de saúde mais rápida, indo de encontro com um dos princípios da atenção básica, que é a prevenção de agravos em saúde.