Comer menos, só que mais vezes. Esse é o segredo de algumas personalidades para manter a forma e, principalmente, a saúde. Aliado a exercícios físicos, o consumo dos alimentos em pequenas porções ao longo do dia – levando em conta, é claro, as calorias e a qualidade nutricional ideal para cada pessoa – é considerado uma das melhores formas de emagrecer com saúde.

Esse tipo de divisão ativa o metabolismo. O corpo terá de trabalhar muito mais, já que precisa processar um número maior de refeições e o fracionamento manterá o nível de energia disponível (glicose) constante, sem precisar guardá-las na forma de gordura. Ele recebe a mensagem de que não precisa depositar energia para uso futuro, já que está garantida a cada 3 ou 4 horas, afirmam os especialistas.

A ingestão dos alimentos em pequenas quantidades ao longo do dia deve incluir alimentos energéticos, construtores e reguladores, capazes de oferecer todos os nutrientes que o organismo necessita. O ideal é fazer entre cinco e seis refeições diárias em horários fixos e com moderação. O tempo entre uma refeição e outra não deve ser menor que duas horas nem maior que quatro horas. Alguns alimentos não podem faltar na dieta, como frutas, cereais, saladas, carnes grelhadas e queijos magros.

Uma das vantagens dessa forma de alimentação é o retardamento do processo de envelhecimento. Já está comprovado que uma dieta bem equilibrada, rica em vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes ao bom funcionamento celular, reduz a velocidade do envelhecimento. Isso é justificado pela presença constante de substâncias com efeito antioxidante na dieta, afirmam os nutricionistas.
Com o passar dos anos, vamos acumulando os temíveis “radicais livres”, que destroem as células, impedindo a continuação da multiplicação celular normal. Nutrientes como a vitamina C, vitamina E e selênio neutralizam essas substâncias. Portanto, quanto melhor a oferta de alimentos variados, coloridos e de preferência, sem a contaminação por agroquímicos (os chamados “orgânicos”), maior será a ação antioxidante.