A Câmara de Pacaembu aprovou requerimento de autoria do presidente, Raul Antonio Pereira (Dr. Raul-PSB) e mais três vereadores, que foi encaminhado ao prefeito Maciel Corpa, pedindo providências para a reativação das obras do prédio do Fórum que estão paralisadas.
O requerimento aprovado na sessão do dia 13 de março é assinado pelos vereadores Valdivino Alves Moreira, Ademir Ferrari e José Messias Fagundes de Almeida e segundo o presidente do Legislativo, a Prefeitura cedeu o terreno para a construção do prédio.
“Por isso, estamos pedindo ao prefeito cobrar providências aos responsáveis pela construção de uma obra importante para o município, que atenderá também as cidades de Irapuru e Flora Rica e tem custo aproximado de R$ 7 milhões”, afirma Raul.
O vereador explica que a obra foi sub-empreitada e a última empresa responsável pela execução do projeto, utilizou 37 presos para trabalhar na construção. “Sem experiência nenhuma, causaram graves problemas na estrutura da obra, inclusive há denúncias de uma parede que caiu por inteiro, será necessário rever toda a construção, pois pode estar condenada”, informa o presidente da Câmara.
O presidente da Câmara informa ainda que há funcionários de sub-empreiteiras que não receberam todos os direitos trabalhistas. “A obra passou por três ou quatro sub-empreiteiras que abandonaram o local, sem ao menos cercar em volta, está aberto e está deixando os moradores vizinhos apreensivos”.
ABANDONO-Segundo o presidente da Câmara, com o abandono da obra, o local se tornou ponto de consumo de drogas e prostituição. “Os moradores estão preocupados com a situação, se fosse uma penitenciária as obras não teriam parado, mas trata-se de um Fórum e isso não poderia estar ocorrendo”, questiona.
Cópias do requerimento aprovado pela Câmara, de acordo com presidente foram enviadas ao governador Geraldo Alckmin, à secretária Estadual da Justiça, Eloísa Arruda, às lideranças da Assembleia Legislativa, ao deputado Campos Machado que trabalhou para o projeto ser viabilizado no município. “Um prédio da Justiça não pode ficar abandonado assim, sem ao menos um guarda”, concluiu o presidente.
PREFEITO-O prefeito Maciel Corpa informou ontem (28) que comunicou o abandono da obra ao governador Geraldo Alckmin na sua visita a Dracena. “O governador foi informado e afirmou que tomará providências”, disse.
Corpa ressaltou que também já encaminhou o pedido de reinício das obras à secretária da Justiça. “Ontem (quarta-feira) estive na Secretaria da Justiça, mas não foi possível conversar com a secretária, pois havia muita gente e sua agenda estava repleta, mas a Secretaria já nos garantiu que as obras serão retomadas. Segundo o prefeito, o prédio está praticamente pronto, com cerca de 80% do projeto já executado, incluindo a parte de alvenaria, restando pouco para sua conclusão. Corpa afirma que acredita numa solução a curto prazo.
As obras do prédio do Fórum tiveram início em fevereiro de 2011, com previsão de conclusão no final de 2012. A Secretaria da Justiça informou que as obras estão paradas por divergências entre a empreiteira contratada e a gerenciadora da obra, que causou o atraso nos pagamentos.
A Secretaria está solicitando aditamento de prazo para que a obra seja concluída no mês de julho.