A Delegacia da Receita Federal de Presidente Prudente informa que já foram recebidas até quarta-feira (13), 10.084 declarações do Imposto de Renda 2013, nos 55 municípios que compreendem a região de Presidente Prudente, dentre esses dados, 3.032 correspondem somente a Prudente.

Segundo o assistente do delegado da Receita Federal, Lucas de Goes Campos, no trecho de Panorama a Flora Rica, foi recebida até o momento 1.448 declarações do Imposto de Renda. “O prazo começou em 1º de março e encerra no dia 30 de abril. O Fisco espera receber 26 milhões de declarações neste ano, 30% representam as declarações do estado de São Paulo”, diz.

Somente no ano passado, a microrregião de Prudente recebeu aproximadamente 115 mil declarações.

Lucas conta que não há uma estatística de dados referentes da quantidade de declarações que não foram entregues. “Aqueles que deixam de fazer a declaração estão sujeitos a multa mínima de R$ 167 e ter o CPF bloqueado, isso faz com que a conta corrente também fique bloqueada e o indivíduo não consiga movimentá-la”.

Apesar de até o momento ter sido entregue poucas declarações na região em comparação com os dados finais do IR de 2012, Lucas explica que a quantidade está dentro da normalidade. “Analisando de um modo geral, as declarações estão no mesmo parâmetro do ano passado. Sempre na última semana, a Receita Federal recebe uma grande quantidade de declarações, na qual, o contribuinte deve ficar atento a isso e evitar deixar para última hora devida essa intensa movimentação na rede que pode ficar congestionada”, acrescenta Campos.

Estão obrigadas a apresentar à declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 24.556,65 em 2012 (ano-base para a declaração do IR de 2013). Lucas recomenda que os contribuintes separem os documentos necessários para fazer a declaração deste ano, não deixem para entregar o documento na última hora e prestem atenção redobrada na hora do preenchimento – como forma de evitar a chamada malha fina.

De acordo com o Fisco, quem tem imposto a pagar e optar pelo débito automático da quota única ou a partir da primeira quota deverá enviar a declaração até 31 de março deste ano. O contribuinte que quiser doar a um dos fundos de ajuda à criança e ao adolescente inscritos na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e repassados à Receita Federal, como é o caso do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Dracena (CMDCA) poderá fazê-lo até 30 de abril, com direito ao abatimento de 3% do total no IR ainda na declaração atual do IR.

DECLARAÇÕES DE IR 2013

 

Dracena

462

Tupi Paulista

169

São João do Pau D’Alho

18

Santa Mercedes

26

Paulicéia

93

Panorama

96

Ouro Verde

38

Nova Guataporanga

19

Monte Castelo

31

Irapuru

75

Junqueirópolis

266

Pacaembu

142

Flora Rica

13