De volta após longa viagem ao México, onde foi derrotado pelo Tijuana pela Copa Libertadores, o Corinthians já teve que voltar a campo para enfrentar o Ituano no último sábado (9). Com uma equipe repleta de reservas, o time alvinegro derrotou o Ituano por 3 a 2 e quebrou série de cinco empates consecutivos. O gol da vitória foi marcado por Felipe aos 41min do segundo tempo, logo após Emerson desperdiçar pênalti polêmico.
O Corinthians está na sexta posição da tabela, com 18 pontos. Já o Ituano é o 15º colocado, com 10 pontos, a um da zona de rebaixamento. A equipe alvinegra volta a campo pelo Paulista no próximo sábado, novamente no Pacaembu, contra a União Barbarense. Já o time de Itu recebe o XV de Piracicaba na sexta-feira.
Sob forte chuva, o técnico Tite mandou a campo uma equipe reserva, mas com jogadores experientes. O quarteto ofensivo foi formado por Douglas, Emerson, Jorge Henrique e Romarinho, todos velhos conhecidos do time titular. Alexandre Pato ficou no banco, mas entrou no segundo tempo.
Mesmo com o gramado prejudicado, as equipes fizeram uma partida movimentada e disputada. O placar foi inaugurado aos 17min do primeiro tempo a partir de um erro do Ituano. Depois de Marcinho Guerreiro perder a bola na saída ao ataque, Emerson foi acionado pela esquerda. O atacante cruzou do outro lado para Edenilson e viu o jogador chutar firme para marcar.
A resposta do Ituano veio na bola parada seis minutos depois. Fernando Gabriel alçou bola na área e Cléber subiu para cabecear firme. No momento, a equipe do interior era melhor, mas logo sofreu novo gol: em cobrança de falta, Guilherme disparou uma pancada fortíssima e superou o goleiro Vagner contando ainda com desvio no travessão.
Ainda houve tempo, entretanto, para novo empate do Ituano. Aos 37min, Fernando Gabriel lançou para Luciano, que dominou com estilo e bateu cruzado para superar o goleiro Danilo Fernandes.
O segundo tempo começou de maneira tímida, tendo nos chutes à distância as melhores oportunidades criadas. Para buscar a vitória, Tite pôs Pato em campo, e logo em seu primeiro lance o atacante ficou perto de marcar. Em bola lançada, o camisa 7 ficou cara a cara com o goleiro Vagner, mas o arqueiro saiu bem do gol e afastou a bola.
Com o tempo, o jogo foi caindo de ritmo. Os times criavam menos chances de marcar, mesmo com as substituições de seus treinadores. Novamente o chute à distância viraram a melhor opção. A emoção, porém, estava guardada para os últimos minutos.
Aos 39min, Pato tentou entrar na área, desabou quando foi marcado por Cléber e viu o árbitro dar pênalti polêmico. Emerson fez questão de cobrar a penalidade e Vagner espalmou para escanteio. Na sequência, o tiro de canto foi cobrado na cabeça de Felipe, que contou com falha do goleiro para fazer o gol da vitória do Corinthians.