O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) alcançará a zero hora de amanhã (8), R$ 300 bilhões em impostos federais, estaduais e municipais pagos pelos brasileiros desde o 1º dia do ano. Em 2012 esse valor só foi alcançado no dia 14 de março, ou seja, seis dias mais tarde na comparação entre os dois períodos.
O presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, compara o crescimento da carga tributária com o PIB. “Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) essa semana mostram que a carga tributária sobre o PIB aumentou em 2012, apesar das desonerações fiscais. Este ano, com o maior crescimento da economia e a redução das desonerações é provável que tenhamos um novo aumento da carga, caso não haja alguma medida do governo para reduzir a tributação”, afirma.
PÁSCOA – A apenas três semanas da Páscoa, acompanhe o percentual de impostos no preço final de alguns produtos bastante procurados nesta época, no site do Impostômetro.
HISTÓRICO – O “Impostômetro” foi inaugurado em 20 de abril de 2005. Em 13 de setembro de 2011 o novo portal do Impostômetro (www.impostometro.com.br) foi colocado no ar. Nele é possível ver o quanto o País, os estados e os municípios estão arrecadando em impostos.