Quatro municípios da microrregião de Dracena assinam hoje, 20/4, às 15h, na Secretaria de Desenvolvimento Social, em São Paulo, os termos de adesão ao Programa Creche Escola. As informações são do deputado Mauro Bragato que confirmou as assinaturas ao Programa nesta quarta-feira (20), pelos prefeitos de Dracena, Flora Rica, Monte Castelo e São João do Pau D’Alho.
O Programa é desenvolvido em parceria entre as Secretarias de Estado da Educação e de Desenvolvimento Social e prevê investimento de cerca de R$ 1 bilhão até 2014 para a implantação de mil creches no Estado.
Os municípios que receberão as creches foram selecionados com base em critérios de vulnerabilidade social estabelecidos pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). O governo estadual transfere recursos para construções, reformas, ampliações e aquisições de equipamentos.
A assessoria de imprensa da Secretaria informa que para participar do Programa, as prefeituras devem manifestar interesse junto à Secretaria de Desenvolvimento Social, responsável pela seleção das solicitações.
Depois, os municípios celebrarão convênio com a Secretaria da Educação. Para isso, devem comprovar a propriedade do imóvel, além de apresentar plano de trabalho da unidade de Educação Infantil a ser construída. As intervenções começarão logo após a assinatura dos convênios.
Os recursos repassados pelo Estado deverão ser utilizados exclusivamente em despesas de investimento, ou seja, em obras e material permanente. “Caberá às administrações municipais a responsabilidade pelas despesas de custeio necessárias para o funcionamento e manutenção das creches, como folha de pagamento, água, energia elétrica, materiais de consumo e outras”, explica a assessoria.
O Programa propõe três modelos de creche, que foram projetados pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), objetivando minimizar os custos de construção e manutenção do prédio. São edifícios térreos, com todos os ambientes necessários ao atendimento das crianças, como sala de atividades, berçário, fraldário, lactário, cozinha, refeitório e lavanderia, dentre outros. Haverá também uma sala de uso múltiplo, equipada com computadores para iniciar as crianças na linguagem digital.
Os edifícios atendem aos padrões de acessibilidade previstos na legislação, bem como às exigências de sustentabilidade. Os projetos adotam aquecimento solar e especificações para redução do consumo de água e energia. A capacidade de atendimento varia de 70 a 150 crianças, de acordo com a faixa etária. Em Dracena, a creche terá capacidade para 150 crianças.
Os terrenos destinados à construção das creches devem ser planos e atender a especificações mínimas, como área de 2 mil m² e dimensões de 35m x 57m. Também devem possuir rede de água, esgoto, energia, telefonia e divisas muradas.
Além da microrregião de Dracena, na Alta Paulista assinam os termos de adesão os municípios de Adamantina, Arco-Íris, Flórida Paulista, Osvaldo Cruz, Sagres e Tupã.