Está programado para a sessão da Câmara de Dracena, amanhã, 4, às 20h, a discussão e votação do projeto de lei número 13/2013, de autoria do vereador Kielse Munis (PMN) que torna obrigatória a realização gratuita do exame de oximetria de pulso (texto do coraçãozinho), em recém-nascidos nas unidades hospitalares e similares do município.
Segundo o projeto, o exame deverá ser realizado nos membros superiores e inferiores dos recém-nascidos, ainda no berçário e após as primeiras 24 horas de vida da criança e antes da alta hospitalar.
Na justificativa do projeto, o vereador informa que a cardiopatia congênita é detectada em alguns recém-nascidos somente após a alta hospitalar, o que resulta em morbidade significativa e ocasionalmente a morte.
“A oximetria de pulso é um exame indolor, utilizado para medir os níveis de oxigênio no sangue, sendo detectada a alteração na oximetria, a investigação do problema cardiológico passa a ser aprofundada”, explica o vereador no projeto.
Ainda segundo Munis, é comum ocorrer de recém-nascidos receberem alta e necessitarem voltar ao hospital após curto espaço de tempo com problemas, muitas vezes graves que poderiam ter sido verificadas e investigadas antes da alta pó-parto, por meio da oximetria de pulso.
“Essa é uma conclusão do estudo realizado pela Universidade de Birmingham e Birminghan Women´s Hospital, no Reino Unido”, explica o vereador. Para apresentar o projeto, Kielse informa que conversou com cardiologistas da cidade que apoiaram a iniciativa.