Hoje (5), a partir das 8h30, o Centro Olímpico Paulo Tahara será palco do o 1º Festival de Atletismo promovido pela Apae de Dracena com apoio do medalhista olímpico Claudinei Quirino e parceria da Caixa Econômica Federal. A competição é apadrinhada pelo ex-velocista Claudinei Quirino, medalha de prata na Olimpíada de Sydney em 2000.

O evento faz parte do projeto Atletismo nas Apaes (Associação de Amigos dos Excepcionais). Até ontem de manhã, estavam confirmadas as presenças de seis municípios dos nove que compõem o Conselho Regional de Dracena, sendo eles: Lucélia, Osvaldo Cruz, Panorama, Tupi Paulista, Presidente Venceslau e Dracena. Escolas públicas e particulares da cidade e região foram convidadas para assistir o evento, que é aberto ao público.

O Festival contará com provas de salto em distância, arremesso de peso, lançamento de pelota (modalidade adaptada – deficiência intelectual), corrida 50 metros – síndrome de Down, corrida PC 50 metros, corrida 100 metros e corrida 200 metros, nas categorias masculina e feminina. Serão 100 atletas divididos em três categorias: A (até 8 anos), B (de 9 a 15 anos) e C (de 16 anos acima). Todos os atletas serão premiados.

De acordo com o professor de Educação Física e coordenador do Conselho de Dracena, Agnaldo Fabrício, o Festival visa a integração, a socialização e principalmente a qualidade de vida dos alunos com probabilidade de encontrar algum atleta que possa representar o Brasil nas competições paralímpicas, como os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016. “O projeto é pioneiro quando se trata de parceria com ex-atletas olímpicos e está sendo divulgado no Estado e nas Apaes”, contou.

Agnaldo agradeceu ao presidente da Apae de Dracena Arnaldo Registro, ao diretor executivo Nilton Nakano, à diretora pedagógica Adriana Despensieri, à coordenadora Lucicarla Forato e à assistente social Elda Letícia Seabra  pelo comprometimento e respaldo para vibializar o projeto.