O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Dracena foi fundado junto a Prefeitura no dia 5 de janeiro de 2011, com o objetivo de formação e qualificação profissional em diversas áreas da indústria.
Com 208 alunos regularmente matriculados, a fila de espera por um dos cursos do Senai chega a mais de 120 pessoas esperando para a próxima turma. Apesar de recém chegada à cidade, é a maior escola técnica a oferecer 13 cursos de qualificação profissional, sendo eles: Pedreiro Assentador; Pedreiro Revestidor; Instalador Hidráulico; Pintor de obras; Eletricista Instalador de baixa tensão; soldador no processo MIG/MAG; Traçador de Caldeira; Mecânico de Motores Diesel; Torneiro Mecânico; Auxiliar Administrativo; Costura de máquina reta e overloque; Montagem e manutenção de microcomputador e Operador de Computador.
O Senai ainda oferece cursos dinâmicos, com a conveniência e flexibilidade de formação com unidades móveis de ensino.
Para dar suporte a todos esses cursos, o Senai de Dracena conta com apenas quatro funcionários, diretor, escriturária e dois na parte de limpeza. Além é claro, dos professores vinculados ao Senai de Presidente Prudente.
A grande maioria dos alunos que buscam os cursos profissionalizantes é da própria cidade, mas há registros de discentes de outros municípios como Lucélia, Adamantina, Irapuru, Ouro Verde, Santa Mercedes e de Brasilândia (MS).
Segundo informações da direção, a unidade local tem tudo para crescer ainda mais, principalmente na área de mecânica automotiva que existe uma procura enorme nessa área, tanto elétrica automotiva quanto para transmissão automotiva, devido a pouca formação de pessoas nessas áreas na região, além de cursos na área de costura em couro.
Programas de incentivo ao jovem, também são desenvolvidos no Senai local, com uma alta procura, como é o caso do ‘Menor Aprendiz’, onde o aluno recebe um salário mínimo da empresa que o contrata, com registro em carteira assinada, para que o aluno trabalhe na empresa na parte da manhã e estude no Senai no período da tarde. Uma parceria importantíssima principalmente para os jovens que não possuem uma renda familiar básica.
Atualmente o Senai conta com parcerias de empresas locais, além de projetos do Governo Federal voltados ao aprendizado industrial, tendo como o principal deles o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), que incentiva os jovens a qualificação e formação profissional. Pelo Pronatec, os alunos não têm custo algum no curso além de ganhar todo material didático, lanche diário, uniforme e vale transporte para os alunos que residem em outra cidade.
Atualmente o comerciante da área de entretenimento, Nestor Tobias Filho, está a frente na direção do Senai de Dracena, localizado na avenida dos Expedicionários, 260.