Valdivia só começou a treinar com bola na terça-feira e completará dez jogos seguidos como desfalque hoje, contra o Sporting Cristal. Mas Gilson Kleina segue encontrando formas de escalar o Palmeiras sem o chileno. No último treino na Academia de Futebol antes de embarcar para o Peru, o técnico ensaiou seus titulares com Juninho e Ronny no meio de campo de um time que alterna o 4-2-3-1 com o 4-1-4-1.

A formação escolhida pelo treinador foi Fernando Prass; Ayrton, Vilson, Maurício Ramos e Marcelo Oliveira; Márcio Aráujo, Charles, Ronny, Souza e Juninho; Caio. A alternância tática estava em Charles, que se posicionava como volante ou meia dependendo das ordens do comandante.

A variação foi treinada em uma atividade sem adversário. Kleina espalhou os 11 titulares no principal gramado da Academia de Futebol e comandou a movimentação, deixando claro o deslocamento de Charles, que ajudava Márcio Araújo ou se juntava ao trio (Ronny pela direita, Souza pelo centro e Juninho pela esquerda) que ficava na armação para levar a bola para Caio.

​O modelo é similar ao usado na vitória sobre o Libertad, com a diferença de que Henrique e Vinicius não jogarão no Peru porque estão pendurados com dois cartões amarelos – entram “zerados” nas oitavas de final – e Wesley cumprirá suspensão. As novidades na escalação são Vilson, Ronny e Caio nos lugares deles.

Valdivia, que poderia ser uma opção ofensiva, ainda não está à disposição. Embora o departamento médico informe que sua lesão na coxa direita já cicatrizou, o meia só começou a treinar com bola nesta terça-feira, e ainda separado do grupo – enquanto corria, dava alguns toques na bola, em exercício individual.

Maikon Leite e Caio, que tinham lesões no tornozelo direito e na coxa esquerda, respectivamente, treinaram normalmente com o resto do elenco. Além do chileno, quem ficou fora do treino também foram Kleber e Wesley. O atacante já se recuperou de tendinite no joelho direito, mas agora trata de lesão na coxa direita e correu no campo ao lado de Wesley, que faz um trabalho de fortalecimento muscular.

Outro que deu voltas no gramado, mas sozinho, foi Leandro Amaro. O zagueiro está em fase final de recuperação de contusão no joelho esquerdo e não deve jogar neste mês, assim como os meias Patrick Vieira, machucado na coxa esquerda, e Edilson, lesionado no tornozelo direito – ambos nem apareceram no campo nesta terça-feira.

Esforço dos convocados – Além da atividade tática, Kleina também ordenou a Souza que praticasse cobranças de pênalti e liberou a os reservas para treinos técnicos. Entre eles, estavam Henrique e Leandro, jogadores convocados por Luiz Felipe Scolari para integrar a Seleção Brasileira que enfrenta o Chile no dia 24. E ambos foram os últimos a sair do campo, dando finalizações e se aproveitando do fato de que não viajam ao Peru com o elenco.