Um dos lances da arquibancada superior da Arena Palestra desabou na manhã desta segunda-feira e o funcionário Carlos de Jesus, de 34 anos, morreu e outro ficou ferido. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros. Quatro vigas caíram sobre cinco trabalhadores, mas três deles escaparam ilesos. Em nota, a empresa responsável pela construção, a WTorre, informou que as causas do acidente estão sob investigação e ainda não é possível apontar os motivos da ocorrência.
As primeiras informações dão conta de que um cabo de aço de um dos guindastes teria se rompido e o equipamento teria caído em cima de uma estrutura metálica, que desabou em cima dos trabalhadores.
O corpo do funcionário que morreu foi retirado pelo Instituto Médico Legal por volta das 15h45 da tarde desta segunda. As obras estão paralisadas por tempo indeterminado.
“A tendência é que a obra seja reiniciada na terça-feira. Só que apenas parcialmente. O trecho em que ocorreu o acidente ainda precisa de uma vistoria. Houve um colapso na estrutura. Obras desse porte sempre têm risco de acidentes. Vamos realizar uma perícia técnica para encontrar as causas e os culpados”, avisou o coordenador da Defesa Civil de São Paulo, Jair Paca de Lima.
“A obra é considerada uma reforma e em uma parte das lajes que dão suporte à arquibancada superior, que já estava edificada, as vigas cederam e as lajes ruíram. A obra será interditada do eixo 20 ao 32 por tempo indeterminado. Não podemos fazer nenhuma avaliação no aspecto técnico no momento”, explicou o Tenente Coronel Nilton Miranda, do 2º Grupamento do Corpo dos Bombeiros.
O trabalhador ferido é Crispianiano Santos. Ele foi levado ao Pronto Socorro da Santa Casa com escoriações na região lombar e no ombro direito. O quadro dele é estável, segundo o primeiro atendimento dos médicos, mas o paciente ainda passa por outros exames.
Em entrevista exclusiva à Rádio Transamérica, Paulo Nobre, presidente do Palmeiras, disse que não falaria sobre o caso enquanto não tivesse conhecimento total sobre o caso. Em nota, a WTorre informou que as causas do acidente estão sob investigação e ainda não é possível apontar os motivos da ocorrência.
Seis viaturas da corporação prestam atendimento no canteiro de obras do estádio. O site que transmite as obras 24 horas interrompeu as imagens pouco depois da confirmação do acidente.
Em um primeiro momento, o Corpo de Bombeiros informou que eram dois funcionários feridos, mas depois corrigiu a informação. O canteiro de obras do estádio está fechado e apenas os bombeiros e policiais têm acesso.