Criada através da lei municipal número 1962 em 15 de dezembro de 1989, na administração do então prefeito José Cláudio Grando e secretária da Educação, professora Isaura Miike, a Escola Técnica Municipal de Ensino Médio de Dracena Prof.ª Izaura Sampaio começou atuando com o nome de Escola Técnica Municipal de 2° Grau, na qual posteriormente teve seu nome alterado para Escola Municipal de Primeiro e Segundo Graus de Dracena, quando passou a abrigar algumas escolas infantis, creches e também educação de jovens e adultos.

Inicialmente era oferecido curso regular de ensino médio de três anos com disciplinas do núcleo comum e um ano de complementação com a parte técnica inicialmente em Mecânica (torneiro mecânico) e posteriormente em Eletrotécnica (eletricista residencial e industrial). Após algumas mudanças, a escola deixou de oferecer o ensino médio regular e infantil, e em 2002 passou a oferecer os dois cursos em quatro semestres, apenas com disciplinas técnicas e o curso de educação de jovens e adultos no ensino fundamental em séries iniciais.

Com 24 anos de atividades, a escola técnica municipal é muito bem conceituada em termos de ensino, não somente na cidade, mas também por toda região. Tendo em vista que reúne estudantes locais e ainda oriundos de Presidente Venceslau, Flórida Paulista, Nova Independência, Andradina, Castilho, entre outras cidades.

Anualmente a escola abre vagas para novas turmas em junho e dezembro. São disponibilizadas 50 vagas para cada curso gratuitamente, caso o número de alunos ultrapasse o número de vagas, é feito um vestibulinho para classificar os melhores alunos. Entre os dois cursos técnicos, o mais procurado é o de Técnico em Eletrotécnica.

Segundo informações da direção da escola, há um interesse da administração municipal em criar novos cursos, o que está em estudo e dependendo da legislação, pois em caso de escolas municipais, só podem ser criados novos cursos se houver toda a demanda da educação municipalizada em seus dois níveis – fundamental e médio.

A direção salienta ainda que a Escola Municipal Prof.ª Izaura Sampaio tem um bom histórico de formação de mão-de-obra, sendo destaque o emprego nas usinas de álcool na manutenção de máquinas pesadas, montagem e desmontagem de moinhos e implementos para a colheita, no caso do curso técnico em mecânica e como eletricistas nas prestadoras e operadoras de energia elétrica da região (Elektro, CESP, Medral e Caiuá). Além de atuarem ainda na prestação de serviços de mão-de-obra como eletricista residencial e industrial.

A escola é ainda credenciada junto ao CREA que possibilita a atividade profissional no desenvolvimento de projetos elétricos residenciais e industriais, o que abre muitas possibilidades de prestação de mão-de-obra junto às empresas de engenharia e arquitetura.

Atualmente, Raul Alves Figueiredo Neto está à frente na direção da escola. Ele é professor de Educação Física com habilitação plena em Pedagogia com ênfase em Administração Escolar, pós-graduação em psicopedagogia Clínica Escolar.

A Escola Municipal Prof.ª Izaura Sampaio, está localizada na rua Tupã, 601, no bairro São Francisco.