O Ministério da Saúde realiza em todo o País, a partir de amanhã (15), a campanha nacional de vacinação contra a gripe. O período de vacinação ocorre entre 15 a 26 de abril. Serão vacinados idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, gestantes, pessoas privadas de liberdade e profissionais de saúde.

A novidade da campanha é que, este ano, fazem parte do público prioritário mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério) e doentes crônicos (como por exemplo, diabete, hipertensão, bronquite, asma, entre muitos outros). Os pacientes com doença crônica só serão vacinados mediante apresentação de receita médica.

Em Dracena, a campanha ocorrerá em dois postos de saúde sendo: Dr. Takashi Enokibara (Postão) e Albert Sabin (postinho São Manoel), das 8h, às 14h.

Já no dia 20 (sábado), ocorrerá o Dia D, onde a vacinação ocorrerá em diversos pontos espalhados pela cidade como – Postão e São Manoel, das 8h às 17h; posto de saúde no Jardim Brasilândia, Santa Clara, Supermercado São Francisco, Supermercado Ikeda e ESF do Jardim Jussara, das 8h às 16h; Igreja do bairro Iandara, das 8h às 8h30; Praça Arthur Pagnozzi, das 8h às 12h; posto de saúde do Distrito de Jamaica, das 9h às 11h e posto de saúde do Distrito de Jaciporã, das 13h30 às 15h30.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a levar a carteira de vacinação e o cartão Nacional do SUS, no momento da vacinação.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha afirmou em comunicado que a vacinação é segura e feita com o objetivo de diminuir o risco de ter doença grave e evitar o óbito. Ao mesmo tempo, as pessoas que apresentarem os sintomas da gripe devem procurar o posto de saúde porque há tratamento.

Segundo informações da técnica em enfermagem do Postão, Rosemari Fonseca, o município recebeu na manhã de sexta-feira (12), duas mil doses de vacinas, mas a previsão é que nove mil doses cheguem a cidade nesta semana.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina da influenza tem a imunidade curta, de nove a 12 meses. Depois de vacinadas, as pessoas estarão protegidas a partir de 15 dias.

Quem foi vacinado no ano passado, precisa tomar a dose novamente. Feita com o vírus inativado, a vacina é segura e a única contra indicação é para as pessoas que têm alergia severa a ovo.

Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. (Com informações da Assessoria de Imprensa).