O corpo do compositor e zoólogo Paulo Vanzolini é velado na manhã desta segunda-feira (29) no Hospital Albert Einstein, no Morumbi, na zona sul de São Paulo, em uma cerimônia restrita para familiares e amigos. Vanzolini morreu no final da noite deste domingo (28).

Muitos colegas do Museu de Zoologia da USP compareceram ao velório de Vanzolini para prestar condolências ao amigo. A cerimônia tem caixão aberto.

Os amigos do museu lembram, com carinho, que Vanzolini doou sua biblioteca à USP em 2006, um importante acervo herpetológico que constituiu ao longo de sua carreira. O acervo foi incorporado pela instituição e hoje é essencial para o desenvolvimento de pesquisa.

“Eu o acompanhava em shows, eventos, premiações e serestas em sua casa, sempre a seu lado. Ele sempre frisou que a música pra ele era um hobby; seu legado é o trabalho dele na zoologia e a contribuição que fez à ciência”, disse o neto Luiz Vanzolini, 19.

Adriano Busko, 53, percussionista da banda que tocava com Vanzolini, lembrou que o músico dizia que compor era mais difícil do que fazer ciência. Busko tocou com Vanzolini na apresentação em prol da Casa de Francisca, no mês passado. “O Paulo costumava contar muitas histórias pra gente, sempre com sua cervejinha. Uma boa história que contava era que muitas pessoas lhe pediam para tocar a canção ‘Ronda’, mas escreviam ‘Honda’ nos bilhetes. Ele tinha vários guardados”, contou, rindo.

O cantor e compositor José Domingos lembrou a amizada de mais de 50 anos com o compositor. “Tivemos uma amizade de noite, boemia, sempre estivemos juntos. O Paulo era o rei das histórias. Eu tenho livros, discos e escritos particulares seus. Sua passagem veio de surpresa pra mim. Cantei –e continuarei cantando– muitas de suas canções.”

Vanzolini estava internado desde quinta-feira (25) na Unidade de Terapia Intensiva do hospital com pneumonia grave. A causa da morte ainda não foi informada pela família.

O enterro de Vanzolini está marcado para ocorrer às 16h no Cemitério da Consolação. A família confirmou que o sepultamento também será fechado ao público.