A empresa brasileira Magoo Tecnologia desenvolveu uma membrana para iPad que torna possível a visualização em 3D de fotos e vídeos comuns. Já está disponível para venda através do site www.magoo.tv e em breve estará disponível em lojas de todo o País. A Magoo 3D é a primeira e única tecnologia 3D desse tipo totalmente desenvolvida no Brasil. É a primeira tecnologia 3D sem óculos no mundo que tem licença da Apple para iPad.
Chegou ao mercado do País a Magoo 3D, membrana que permite aos usuários do iPad a visualização de seus vídeos e fotos comuns em 3D, sem a necessidade do uso de óculos. O produto não tem similares em todo o mundo e foi desenvolvido com tecnologia genuinamente brasileira. Já está disponível para venda através do site www.magoo.tv pelo preço de R$ 149,99 e em breve estará disponível em lojas de todo Brasil.
A empresa propõe um efeito diferente do percebido no cinema, em que as imagens ganham profundidade. “Acreditamos que a tecnologia 3D tem que ser o mais natural o possível. Afinal, quando olhamos pela janela não vemos os objetos pulando através de nossos olhos”, diz André Wolfenberg Zanuto, de 25 anos, que idealizou e desenvolveu o produto, ao lado do irmão, Carlos Wolfenberg Zanuto, 30 anos, e do primo Felipe Wolfenberg Fernandes, 23 anos. Os três são agora sócios da empresa Magoo Tecnologia.
A membrana trabalha em conjunto com um software, o aplicativo Magoo 3D, desenvolvido pela Magoo Tecnologia para cada tipo de aparelho, cuja principal função é converter, em tempo real, no próprio aparelho, os conteúdos a serem visualizados. Este software pode ser baixado e instalado nas lojas de aplicativos de cada smartphone ou tablet, sem qualquer custo adicional.
“É a primeira membrana no mercado mundial que permite a visualização de conteúdos 2D em 3D, em tempo real, sem a necessidade do uso de óculos no iPad. Nosso aplicativo reconhece imagens nas fotos e vídeos, para fazer uma simulação 3D mais próxima o possível da realidade”, diz Felipe Wolfenberg Fernandes.
Os sócios apontam outra vantagem da membrana Magoo 3D. “Pensamos em facilitar ao máximo o processo de montagem e, neste sentido, projetamos um produto tão simples de encaixar quanto um lego; e que serve para todas as gerações de iPad: 1, 2, 3 e 4”, conta André.
Além do parentesco, os jovens criadores e empresários, que têm em comum a esperada adoração por Steve Jobs, dizem que escolheram o iPad para o lançamento devido à liderança do tablet no setor. “O mercado é enorme. São mais de 50 milhões de usuários de iPad no mundo, mais de um milhão e meio deles no somente no Brasil”, afirma André, que acrescenta: “outros tablets e smartphones poderão ganhar uma versão do produto em breve”.
Para os jovens empreendedores, as perspectivas apontam para um rápido crescimento da empresa. “Temos um vasto mercado e amplas possibilidades pela frente. O crescimento anual da Apple no Brasil é de 118%, de acordo com Tim Cook, CEO da Apple. O mercado de tablets e smartphones tem crescido, como um todo, o que torna o mercado de acessórios multibilionário”, afirma Carlos Wolfenberg Zanuto.
Os empresários apontam outra característica que seria facilitadora do rápido crescimento do produto no mercado: a Apple é uma das únicas empresas no mundo em que os usuários tratam a marca como uma religião. Este fenômeno é chamado na WikiPédia de ‘Cult of Mac’. Observa-se que os usuários costumam defender os dispositivos, usos, funções e a marca, sempre rejeitando qualquer concorrente. Quem compra produtos Apple ou acessórios acredita fazer parte de uma revolução tecnológica, apoiado pelos melhores e mais atuais dispositivos de tecnologia do mercado. Assim, empresas que fazem acessórios e dispositivos voltados para a marca costumam ter uma fácil aceitação no mercado. “O desejo das pessoas de verem suas fotos e filmes sob uma nova dimensão é o principal motivo da compra do produto”, define André.