A Prefeitura de Junqueirópolis, em convênio com o Corpo de Bombeiros do 14º Grupamento de Dracena, está implantando uma Base de Bombeiro Comunitário (BCOM) no município. Dentro do projeto de expansão do trabalho de bombeiros na região, serão treinados os “Bombeiros Municipais”, oriundos do Poder Público para atuarem em ocorrências típicas e Defesa Civil, contribuindo para minimizar os riscos à vida, patrimônio e ao meio ambiente, com cobertura prévia até que viaturas especializadas da corporação se desloquem para prestar o apoio necessário.

Para a implantação do BCOM, foi autorizado pela Prefeitura, o termo de uso da edificação do antigo escritório da Aceruva, localizado no portão de entrada do recinto na avenida Sete de Setembro, o qual receberá reforma, adequações e ampliação com áreas para abrigar as viaturas do Corpo de Bombeiro e ambulância de atendimento exclusivo de urgências emergenciais, além da disponibilidade do caminhão-pipa municipal para o uso no atendimento de casuais ocorrências de incêndio em edificações e coberturas vegetais.

O Governo do Estado de São Paulo, através do Comando do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, doou uma viatura pick-up Strada da marca Fiat, zero quilômetro, destinada ao uso operacional e administrativo, após devidamente equipada com materiais operacionais compatíveis, como desencarcerador completo para salvamento veicular, mangueira de incêndio, esguicho, bolsa de primeiros socorros, maleta de oxigênio portátil, prancha longa para transporte de vítima e equipamento de proteção respiratória e lanterna. O material será doado pelo 3º Sub Grupamento de Bombeiros do 14º Grupamento de Bombeiros de Dracena, que destacará efetivamente um policial militar do Corpo de Bombeiro do efetivo para o BCOM de Junqueirópolis.

Segundo o sargento Carpi, responsável pelo acompanhamento das adequações na edificação e implantação da Base Comunitária em Junqueirópolis, a corporação oferecerá cursos de Pronto-Socorro aos voluntários, entre eles policiais destacados no município, funcionários municipais, comerciantes e demais voluntários, através de divulgação prévia pela imprensa.

Sobre a implantação BCOM, o prefeito Hélio Furini destacou que o local é estratégico por ser de fácil acesso a todos os pontos da cidade. “O BCOM proporcionará à população agilidade no atendimento de eventuais fatalidades que necessitem desse tipo de atendimento, a ser iniciado nos moldes transcritos, mas com possibilidade de ampliação de acordo com a demanda, as quais serão demonstradas pela estatística anual, proporcionando a mudança de BCOM para Grupamento do Corpo de Bombeiros”, disse. Furini acrescentou ainda que a administração vem realizando um projeto para a utilização do espaço do recinto com outros fins administrativos e operacionais, esportivos e culturais, ressaltando que os espaços cobertos poderão ser usados para abrigo dos veículos do Setor de Saúde e demais diretorias.

“A instalação do BCOM naquele local é o início para o melhor aproveitamento do espaço, que antes era usado somente em épocas festivas”, concluiu.

O capitão PM Ezequiel, subcomandante da Corporação dos Bombeiros da Regional de Presidente Prudente; capitão PM Costa, comandante do subgrupamento de área da sub região que compreende os municípios de Dracena a Osvaldo Cruz; e o sargento PM Carpi, responsável pelas adequações físicas do BCOM, estiveram em Junqueirópolis para a apresentação e entrega do primeiro veículo do Corpo de Bombeiros exclusivo para o município.