A Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (Amnap) irá eleger a nova diretoria para o biênio 2013-2014 nos próximos dias. Segundo o presidente em exercício, o ex-prefeito de Tupi Paulista, João Ferracini, a data da eleição pode ser definida ainda hoje, quarta-feira. Dois prefeitos estavam colocando seus nomes à disposição para o cargo, Rodrigo Teodoro (PSDB), de Santa Mercedes, e Ivo dos Santos, de Adamantina, também do PSDB.
Teodoro confirmou que sua intenção era realmente disputar a atual eleição à presidência da entidade que reúne 31 municípios e representa a região junto ao Governo do Estado.
“No entanto em conversa com o Ivo, decidi não disputar agora, apoiar sua candidatura e manter minha candidatura para o próximo mandato da Amnap (2015-2016)”, informou.
Rodrigo também explicou que Ivo demonstrou interesse em disputar agora porque se estiver ocupando o cargo de presidente da Associação na gestão de 205-2016 e, eventualmente, for candidato à reeleição para a Prefeitura de Adamantina em 2015, terá que se afastar do cargo da Associação antes de completar o mandato de dois anos.
Como Rodrigo está no seu segundo mandato de prefeito e não pode disputar mais um mandato consecutivo no município, não precisa se desvincular do cargo da Amnap em 2015, e completar o mandato em 2016. Por isso, de acordo com o prefeito mercedense, ele decidiu abrir mão de sua candidatura nesse momento e apoiar Ivo.
“É uma decisão que tomei, visando a unidade partidária, e principalmente pensando no desenvolvimento da nossa região”, afirmou. Ele reitera que sua decisão foi tomada, apesar de ter sua candidatura ter sido articulada com apoio dos 18 dos 31 prefeitos da Amnap.
Na conversa que decidiu pelo apoio a Ivo nessa eleição, Rodrigo informa que teve a participação de Valter Martins, ex-prefeito da Amnap, ex-prefeito de Osvaldo Cruz, e hoje diretor regional do Escritório de Planejamento (Erplan) de Presidente Prudente.
IVO-O prefeito Ivo, de Adamantina, confirmou à reportagem que será candidato a presidente na eleição da Amnap e Rodrigo será o vice-presidente na chapa e terá seu apoio, assim como do PSDB na eleição da Associação, em 2015. A chapa completa dos candidatos à diretoria da Amnap, segundo Ivo, ainda não está formada.
Já o ex-prefeito João Ferracini, que não foi candidato à reeleição em Tupi Paulista, era vice-prefeito da Amnap junto com Walter Martins na presidência. Eles assumiram em 2010 para o mandato até 2011.
Ferracini assumiu a presidência, assim que Martins se desvinculou da Amnap, para ser candidato à reeleição da Prefeitura de Osvaldo Cruz no ano passado. Com a candidatura de Martins impossibilitada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ferracini manteve-se na presidência até a realização de uma eleição.