Na tarde da última segunda-feira (8), a secretária de Desenvolvimento e Ação Social, Joana Aparecida Ramos Garcia Grava, esteve no gabinete do prefeito Osvaldo Benetti para relatar as ações que serão realizadas em Tupi Paulista com o “Programa São Paulo Solidário”.
O São Paulo Solidário é um programa voltado ao combate à pobreza extrema e visa garantir a mobilidade social a todos os paulistas que se encontram em situação de miséria e em elevado grau de vulnerabilidade social.
A secretária disponibilizou duas técnicas para o Curso e Capacitação do Programa: Maria Cristina Peron Cezario Martins e Marines Godoy Lima. Quatro entrevistadores ficarão responsáveis para fazerem a Busca Ativa a fim de localizar indivíduos invisíveis às políticas publicas e que não possuem acesso aos serviços sociais. Além disso, a Busca Ativa pode produzir um diagnóstico social das principais dificuldades ou privações vivenciadas pela população em determinado território.
Para que se estruture a equipe de visitadores sociais, será necessário envolver a Prefeitura, associações e organizações sociais locais. Após treinamento, esses visitadores irão a campo para procurar as famílias e aplicar um questionário bem simples, que aborda as áreas da educação, da saúde e do padrão de vida. Essa Busca Ativa resultará em um diagnóstico denominado Retrato Social das famílias, que serão acompanhadas por um período de até 3 anos, até que sejam atingidas as metas que as levarão à uma melhor qualidade de vida.