Na sessão de segunda (1º) do legislativo, o vereador Juliano Brito Bertolini (PSC) apresentou três requerimentos ao poder executivo. Em todos mirou a Emdaep. Num deles, questionou se a empresa tomou alguma providência com respeito à fraude denominada “gato”, no bairro Iandara. Em caso positivo, solicita cópias do boletim de ocorrência, do auto de infração e da ordem de serviço de constatação da irregularidade.
Aparador de arestas
Durante a reunião, foi lido ofício do prefeito José Antonio Pedretti (PR) comunicando que o vereador pepessista Milton Polon será seu líder, na casa de leis. Nos bastidores, ouviram-se comentários de que se tratava de escolha acertada, pois o ungido é agregador, experiente e tem a disponibilidade necessária para fazer a ponte entre o executivo e o legislativo.
A idéia é boa
O vereador Shoiti Kanezawa (PV) deseja que a municipalidade estude a viabilização de cursos profissionalizantes de garçon, açougueiro, confeiteiro, atendimento ao público e manicure, entre outros. Ao fazer a indicação, Kanezawa disse que encampa os anseios de vários munícipes. Sugere que os cursos sejam realizados na escola Isaura Sampaio, com a colaboração de parceiros interessados no aperfeiçoamento da mão-de-obra.
De lá prá cá
Segundo o jornal ‘Agora São Paulo’, as farmácias da capital do estado já reajustaram os preços dos remédios em 6,13%. Embora o índice final do aumento não tenha sido divulgado e publicado pelo ministério da Saúde, a própria indústria farmacêutica reconhece que os novos valores já está em vigor. O ministério informou que a tabela com os preços máximos dos medicamentos deve ser publicada, ainda esta semana.
E o salário, ó!
O governador Geraldo Alckmin lançou, com pompa e circunstância, um programa que busca a formação continuada dos professores de português e matemática. Enfatizou que, com o aprimoramento daqueles educadores, cerca de 1,7 milhão de alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental devem ser beneficiados, com novas metodologias, linguagem e interpretações nas aludidas áreas.
Fora de hora
As medidas anunciadas pelo governador tucano surgem num momento em que os docentes do ensino médio oficial se preparam para deflagrar paralisação, dia 19 deste mês. Uma das principais reivindicações do magistério estadual é uma reposição salarial de 36,74% e complementação do reajuste de 2012. Também exigem o cumprimento da lei do piso: mínimo de 33% da jornada de trabalho para atividades de formação e preparação de aulas.
Folclore futebolístico
Ontem, começou a 1ª fase da Copa Brasil cujo campeão ganha vaga na Libertadores de 2014. Pelo menos na jornada inicial imperou a bizarrice, com as estréias do Oratório, clube amapaense montado por padres e apelidado de Orca Demolidora. Também estiveram em ação os super times do Guarani de Juazeiro (Leão do Mercado), Parnahyba do Piauí (Tubarão do Litoral) e Gurupi de Tocantins (Camaleão do Norte).
Ninguém é perfeito
O brigadeiro Faria Lima foi um dos grandes prefeitos de São Paulo, na segunda metade do século passado. Só que ele também deu suas escorregadas, especificamente quando proibiu mulher e ordenou que vultos históricos ilustrassem anúncios. Já pensou, culta leitora, o barbudo Tiradentes fazendo propaganda de lâmina de barbear? Ou Rui Barbosa vendendo sabão em pó?
Valdir Andrêo
andreo@portalregionaldracena.net.br