Um antigo sonho da população volta a se tornar realidade. A administração Maciel Corpa anunciou que está viabilizando a reativação da Banda Marcial de Pacaembu, depois de quase 20 anos extinta e inúmeros clamores de grande parte dos cidadãos. E a previsão é que as aulas sejam iniciadas já a partir deste mês (maio).
O responsável será o maestro Paulo Cesar Cardoso Roberto, que é nascido na Cidade Paraíso e participou da formação, desenvolvimento e sucesso das principais bandas da região como, por exemplo, a de Adamantina, de Lucélia, de Irapuru e a de Flórida Paulista, que inclusive alcançou projeção internacional com apresentação até no Chile.
Incentivado pela Prefeitura de Pacaembu e apoiado pela Secretaria Municipal de Educação, o projeto é formar um grupo de 100 componentes com os alunos do 1º ao 5º ano da Emef Manoel Teixeira Júnior. Até por isso a sede da banda será na referida unidade de ensino.
O prefeito Maciel e a secretária Silvia (Educação) se mostraram muito entusiasmado com a possibilidade da volta da Banda Marcial de Pacaembu. “Devolver este ‘patrimônio cultural’ da nossa cidade para a população é motivo de muito orgulho e o cumprimento de uma das metas traçadas por nossa Administração. Os pacaembuenses merecem novamente sentir o prazer de ouvir seus filhos tocarem”, ressaltaram.
Vale recordar que a última gestão municipal que também valorizou e manteve a Banda Marcial foi a do ex-prefeito Milton Cavichioli (1993/1996). E agora Maciel fez questão de retomar a tradição.