O presidente da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (Amnap), Ivo dos Santos (PSDB), eleito no sábado, 18, em Adamantina, cidade que administra, afirmou que as discussões da Associação sobre as prioridades serão sobre projetos possíveis de serem realizados e que tragam o desenvolvimento econômico e social para a região.

As dificuldades da instalação de grandes empresas na região, principalmente pela logística de transportes fazem segundo Ivo, que o apoio da Amnap para a geração de emprego e renda na região seja feito para a produtividade existente e naqueles que possam gerar emprego e renda. “Vamos buscar para as propostas possíveis de serem realizadas o apoio do Governo Federal e Estadual”, anunciou.
A eleição da Amnap teve a participação de aproximadamente 15 prefeitos e presidentes de Câmaras e vereadores das cidades que compõem a Associação formada por 31 municípios. Ivo confirmou que o atual mandato será para o biênio 2013-14.
Participaram da eleição, três deputados estaduais, Ed Thomas (PSB), Mauro Bragato (PSDB) e Aldo de Marchi (PMDB) que reforçaram o apoio aos projetos de desenvolvimento regional. Entre eles, Bragato afirmou que vai auxiliar a Amnap firmar acordo em atraso, com o Governo do Estado para a liberação de R$ 400 mil.
O dinheiro, segundo o deputado é para ser utilizado na contratação de uma empresa que fará estudo do potencial que a região possui e que possam ocorrer investimentos para mais empregos e renda.
O vice-presidente da Associação, Rodrigo Theodoro (PSDB), prefeito de Santa Mercedes, afirmou que a região precisa da união política. “A região necessita de investimentos para o desenvolvimento sustentável, a Amnap já possui um Plano de Desenvolvimento Regional elaborado e com a liberação desse recurso do convênio, vamos saber exatamente, por meio de estudos o que é preciso fazer para o crescimento econômico e social”, avaliou.
Segundo Rodrigo, as diretrizes da Associação devem ser o desenvolvimento, o emprego e a melhoria da Saúde na região.
O ex-presidente da Amnap e ex-prefeito de Osvaldo Cruz, Walter Martins (PSDB), que se desincompatibilizou do cargo da entidade no ano passado para concorrer à eleição municipal, explicou que o convênio para o repasse dos R$ 400 mil para o estudo de desenvolvimento regional não havia sido assinado com o governo estadual na gestão anterior por questões de documentos.
“Tenho a certeza que a nova diretoria dará sequência e esse convênio será assinado o mais rápido possível”, disse.
Os prefeitos de Dracena, José Antonio Pedretti (PR) e de Junqueirópolis, Hélio Furini (PSDB) também relataram a importância da Amnap para o desenvolvimento regional.
“A união dos municípios é fundamental para a geração de empregos e para isso é preciso investir no que traz o desenvolvimento e entendo que as universidades são o principal caminho”, disse o prefeito Pedretti.
Pedretti afirmou que defende a instalação de novas faculdades para a região, para se tornar um polo universitário e confirmou que solicitará à Amnap, o apoio para a instalação de um novo curso, de engenharia de alimentos na Unesp de Dracena.
O prefeito de Junqueirópolis, Hélio Furini reiterou que a Amnap fortalece as reivindicações da região. “Juntos temos mais força para as conquistas. O importante é levantarmos quais são as prioridades, como este estudo que está sendo apresentado para levantar a capacidade de produção da região, é necessário que tenhamos uma bandeira, sabermos por qual prioridade estamos lutando”, defendeu.
O ex-presidente da Amnap, Osmar Pinatto (ex-prefeito de Junqueirópolis), atual coordenador do PSDB, partido que possui o maior número de integrantes na diretoria, afirmou que a Amnap é uma instituição forte e a nova diretoria, presidida por Ivo está representando isso. “O Ivo sempre foi um político experiente e ponderado, tenho a certeza de que desenvolverá um trabalho pautado na democracia e o desenvolvimento regional”, afirmou.
DIRETORIA – A diretoria completa da Amnap está formada por: presidente – Ivo dos Santos, prefeito de Adamantina; 1º vice-presidente – Rodrigo Theodoro, (PSDB), prefeito de Santa Mercedes; 2º vice-presidente – Samir Pernomian (PP), prefeito de Parapuã; 2º vice-presidenta – Nair de Souza (PT), vice-prefeita de Junqueirópolis; 2º secretário – Milton Polon (PPS), vereador de Dracena; 1º tesoureiro – Osvaldo Saldanha (PSDB), prefeito de Lucélia; 2º tesoureiro – Ismael Calori (PMDB).
O Conselho Fiscal está formado por Osvaldo Benetti (PSD) – prefeito de Tupi Paulista); Paulo Roberto Benito (PSDB) “Beto da Rapal”; Maciel Corpa (PP – prefeito de Pacaembu) e suplentes: Célia Brandani (PT- vice-prefeita de Dracena); Hélio Furini (PSDB – prefeito de Junqueirópolis) e Sílvio Ushijima (PSD -prefeito de Irapuru).