A Federação Paulista de Futebol sorteou ontem (17), o árbitro Guilherme Ceretta de Lima para a decisão entre Santos x Corinthians, domingo, às 16h, na Vila, na final do Estadual. Assume o cargo de Rodrigo Braghetto, afastado pela entidade por ser sócio de empresa que presta serviços para categorias inferiores de clubes paulistas, entre os quais Corinthians, São Paulo e Portuguesa.
O substituto de Braghetto tem menos de 30 anos e exerce também a função de modelo. Ceretta apitou dois jogos envolvendo Corinthians x Santos. O primeiro clássico alvinegro apitado por Ceretta ocorreu em 2009, no Brasileirão (Corinthians 2 a 1 Santos) e também Santos 0 a 0 Corinthians, no Paulistão de 2013.
Ele estava no comando do jogo em que Rogério Ceni marcou seu centésimo gol na carreira. O duelo foi contra o Corinthians, em 2011, na Arena Barueri.
Guilherme Ceretta de Lima estava no sorteio anterior ocorrido no meio da semana na FPF, quando Braghetto havia sido sorteado.
Comandante do setor de arbitragem da federação, Marcos Marinho disse que a exclusão de Braghetto foi movida após repercussão negativa na imprensa em torno dos serviços prestados por Braghetto.
O juiz é sócio de empresa que promove eventos em torneios de bases em clubes paulistas, entre os quais Corinthians, São Paulo e Portuguesa.
“Não temos desconfiança nele [Braghetto] e em nenhum outro árbitro do quadro. São todos honestos. Tanto que ele já havia apitado Corinthians e Ponte, e o Corinthians foi eliminado”, disse Marinho.
Retirado pela Federação Paulista de Futebol da final do Estadual entre Santos x Corinthians, o árbitro Rodrigo Braghetto informou ao UOL Esporte que encerrará a função de juiz de futebol profissional. A decisão de dar adeus ao apito foi motivada após a FPF cortá-lo da decisão pelo fato dele prestar serviço às categorias de base dos clubes paulistas, entre eles o Corinthians.