A partir deste mês, o tradicional vermelho das embalagens das latinhas de Coca-Cola dará lugar ao verde, amarelo e azul, cores da bandeira do Brasil.
A mudança faz parte da campanha da fabricante de bebidas para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de futebol – a empresa é patrocinadora oficial dos dois eventos, que ocorrerão no país em junho deste ano e em 2014, respectivamente.
Cerca de 300 milhões de latinhas com o novo visual circularão até o final de junho em todo o país, prevê a companhia.
“É uma ação inédita no mundo para a Coca, em que o logo da marca se ‘veste’ da cor de um país”, diz Luciana Feres, diretora de marketing da empresa.
A campanha “Vamos juntos colorir o Brasil”, da qual a ação das latinhas faz parte, será lançada nacionalmente no próximo dia 13, com a exibição de comerciais em TV, internet e mídias sociais, além de mídia externa.
O tema da campanha também dará origem a um concurso de decoração de ruas em 122 comunidades do país.
“O Brasil é o quarto maior mercado da empresa do mundo e onde temos um nível de conexão do consumidor com a marca muito alto”, diz Michel Davidovich, vice-presidente da Coca-Cola Brasil para a Copa do Mundo.
“Por isso, o momento (de realização da Copa das Confederações) merecia algo especial.”
O executivo coordena uma equipe de 120 pessoas no Brasil dedicadas exclusivamente aos eventos. Até o início da Copa do Mundo, serão 300 funcionários.
INVESTIMENTO
O investimento em marketing da subsidiária brasileira no período das duas Copas será o maior dos 71 anos da companhia no país. As ações voltadas aos dois eventos consumirão 50% desse valor em 2013 e 2014.
Neste ano, a Coca-Cola do Brasil investirá R$ 2,6 bilhões em sua operação. A empresa não divulga o investimento apenas em marketing.
No ano passado, segundo dados do Ibope, a companhia investiu R$ 723,8 milhões em publicidade, em nove meios de comunicação, como TV aberta e internet, entre outros.