O Departamento Municipal de Educação (DME) firmou parceria com o MEC (Ministério da Educação e Cultura) para implantação do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização pela Idade Certa) voltado para erradicação do analfabetismo de crianças com até 8 anos de idade que estejam cursando do 1º ao 3º ano na rede municipal.
No evento de lançamento do pacto, promovido na escola municipal Ophélia Schipa de Oliveira, a primeira-dama Maristela Bortolato Cunha falou sobre a importância dos professores aderirem a este pacto que surge como uma ferramenta a potencializar a qualidade do ensino da rede municipal. Aderiram ao pacto 28 professores que desde o último sábado (4) atendem a uma demanda de 800 alunos com aulas semanais fora do horário letivo.
Além do prefeito Luis Carlos Henrique da Cunha, estiveram na solenidade o vice-prefeito Edemilson Carlos Domingues (Nicki da Farmácia) e o presidente da Câmara Slaiman El Aissami.
Os professores participantes do PNAIC receberão uma bolsa – auxilio mensal de R$ 200 até o encerramento de cada módulo, que na ocasião este ano será trabalhado português, e no próximo ano matemática.
A proposta do PNAIC vai além do programa de formação continuada de professores alfabetizadores, é um conjunto de ações do MEC para se conhecer e trabalhar com o material distribuído por meio de políticas públicas tais como o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático); livros complementares do PNLD (paradidáticos); o PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola (livros de literatura); o PNBE do Professor (livros para formação continuada dos professores); o PNBE Especial (livros para pessoas com necessidades especiais).
Além desse material, também é intenção do MEC promover o trabalho com outros materiais distribuídos às escolas como jogos de alfabetização; livros sobre Ensino Fundamental de 9 anos; livros da coleção Explorando o Ensino, todos distribuídos às escolas públicas brasileiras nas duas últimas décadas e, mais especificamente, nos últimos anos, e também acessíveis pelo Portal do MEC.
A proposta do PNAIC recomenda dentro dessa proposta a adoção de estratégias diferenciadas para abordagem dos textos teóricos, tais como a leitura inspecional (observação da saliência textual, antes da leitura; levantamento de hipótese de leitura); a leitura colaborativa ou comentada (leitura intercalada com explicações, discussões, comparações); a divisão do texto em partes para discussões em grupos, com relatos e sínteses, além de outras estratégicas dinâmicas que o grupo identificar como produtivas e apropriadas aos textos e suas especificidades.